24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Itirapina: Boatos e indefinições marcam cenário político

Itirapina: Boatos e indefinições marcam cenário político

09/10/2011 11h20 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Itirapina: Boatos e indefinições marcam cenário político

O prefeito Omar afirma que será candidato, mesmo com magoas - Foto ArquivoA exatos um ano das eleições municipais e apenas 4 dias para que todos os partidos lancem no sistema do TRE-SP os nomes de seus filiados, a disputa pela prefeitura de Itirapina esquenta. Boatos, informações desencontradas, mágoas partidárias. Tudo isso forma o atual cenário. Até o momento a cidade conta com pelo menos 7 pré-candidatos a prefeito, porém apenas quatro nomes devem se sustentar até as eleições. O PT local vive um drama e muitos boatos. O prefeito Omar de Oliveira Leite (PT) estava certo como carta fora do baralho, mas na sexta-feira o jogo virou.

Todas as forças políticas até a sexta-feira (7) afirmavam que Omar não iria disputar as eleições. Informação também fornecida pelo vereador petista Joaquim Neto Ferreira Gomes, o Neto da Auto-Escola. Em entrevista ao Portal do Jornal Primeira Página (www.jornalpp.com.br) , o vereador Neto confirmou que o prefeito Omar está fora do páreo. “Ele não será mais candidato, ele disse que não quer disputar as eleições. Vamos ver outro nome para compor ou até mesmo ser vice de outra chapa”, disse o vereador, na quinta-feira(6) em entrevista gravada e por telefone.

Na sexta-feira (7) em entrevista exclusiva para o Portal do Jornal Primeira Página, o prefeito de Itirapina, Omar de Oliveira Leite, desmentiu o vereador como também afirmou que ele [Neto] não está autorizado em falar nada em nome de ninguém. “O prefeito sou eu e eu decido se vou ou não ser candidato. O vereador não fala por mim, não está autorizado a falar por mim. Eu decido a minha vida”, disse Omar.

O prefeito também desmentiu os boatos de que não seria mais candidato. “Eu sou o candidato do PT a reeleição. Eu sou o prefeito, a última palavra é minha. Eu sou candidato”, disse. Omar lembra que seus familiares já pediram para que ele deixe a política. “Meus familiares pediram para que eu deixe a disputa. Mas a decisão é minha. Eu sou candidato”.

MÁGOAS – Omar conta que há muitas mágoas como PT e que não concorda com os rumos que o partido está tomando em Itirapina. “Há desilusões sim, não concordo com os rumos do partido. Muita coisa tem que ser repensando, revisto. Mas por enquanto não abro mão da minha candidatura”, explica Omar.

Ainda de acordo com Omar, muitas conversas acontecem com o deputado federal Newton Lima (PT), considerado por ele a grande liderança regional do partido. Porém, segundo informações, as disputas internas dentro do PT em Itirapina continuam e podem se intensificar até julho de 2012.

OPOSIÇÃO – A oposição busca se reorganizar depois da derrota em 2008. O PSDB até o momento dividido tem três nomes para disputar a eleição. Antonio Rafael Sanches, presidente da Câmara, Geni Porcel e Delair Mariano já de declararam candidatos naturais para o cargo majoritário em 2012. mas um outra incerteza acontece dentro do ninho tucano. A mulher do ex-prefeito Arnoldo Luis de Moraes quer lançar sua esposa a supervisora de ensino da Diretoria de São Carlos, Maria da Graça Zuchi Moraes como candidata à prefeitura.

Não se sabe ainda se Maria da Graça se filiou ao PPS para facilitar a sua candidatura ou se ainda permaneceu com os tucanos. A reportagem entrou em contato com ela na diretoria de ensino, mas a informação que ela estava em reunião. Maria da Graça não retornou as ligações. O ex-prefeito Arnoldo também foi procurado pela reportagem do Portal do Jornal Primeira Página, mas não foi localizado.

PMDB – O PMDB vai lançar o nome do ex-prefeito José Maria Candido como pré-candidato a prefeitura. Cândido afirmou que a cidade está abandonada e que existe a necessidade de uma mudança na rota de direção de Itirapina. “A cidade não avançou nos últimos quatro anos. A reclamação na saúde, na educação, na segurança pública. O povo está descontente e pede mudanças”, disse.

Cândido afirmou que em 2008 perdeu as eleições por causa da união do PT e PSDB, na época venderam uma imagem de transformações radicais. “O ex-prefeito Arnoldo e o Omar se uniram indiretamente, e venderam a idéia que o Omar era o novo, a mudança. Depois de eleito o Omar na verdade abriu espaço para alguns nomes do PSDB assumiram cargos importantes na prefeitura e as situação levou Itirapina ao caos como a população pode ver”, afirma.

O PMDB busca um nome para vice. O PSDB é o partido mais próximo, até mesmo pela união estadual. Segundo Cândido as conversas acontecem com todas as lideranças partidárias, mas nada está fechado. “Queremos somar”, finaliza.

PV – Os verdes também devem colocar o nome de Antonio Carlos Senise como candidato à prefeitura. Senise disputou as eleições de 2008 pelo PDT. Senise tem como base de liderança o Broa e deve formar uma chapa para marcar posição e fundamentar o PV a cidade. (Jeferson Vieira)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x