16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Itirapina participa de palestra do Senac São Carlos

Itirapina participa de palestra do Senac São Carlos

22/06/2013 11h17 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Itirapina participa de palestra do Senac São Carlos

Uma equipe da Secretaria de Educação de Itirapina participou de uma palestra com o educador José Pacheco em São Carlos no início da semana. A palestra “Escola da Ponte – formação e transformação da educação”, ministrada pelo mestre português em educação da criança, foi promovida pelo Senac São Carlos. A ação, realizada no auditório do Sesc São Carlos, reuniu 220 pessoas. Outras 100 pessoas assistiram a palestra pelo telão, montado também nas dependências do Sesc.

A secretária de Educação de Itirapina, Ana Campos, que já conhecia o trabalho do palestrante através de seus livros, conta que foi uma experiência que acrescentará muito para a educação municipal. “É uma proposta pedagógica inovadora, o educador é uma pessoa incrível e seu conhecimento enriquece o nosso conteúdo. Durante a palestra todos os professores e gestores ficaram imóveis, absorvendo tudo o que Pacheco dizia. Ele tem o dom da palavra, faz a ocasião ser agradável e cativante, sem contar seu conhecimento”, salienta Ana.

Ana também comenta que José Pacheco convidou os participantes a conhecerem seu projeto chamado Âncora, “Ficamos muito interessados em conhecer o projeto Âncora, queremos dar continuidade no que foi falado na palestra. Queria aproveitar, agradecer ao Senac pelo convite e dizer que ficamos muito interessados no modo de trabalho de Pacheco, foi muito importante para nós”.

O educador José Pacheco é fundador da Escola Básica da Ponte, que fica próxima à cidade do Porto, em Portugal, e é uma instituição que trabalha, na rede de ensino pública portuguesa, uma forma diferenciada de aprendizagem: não há séries, testes, turmas ou aulas.

Jurandir Santos, gerente do Senac São Carlos, explicou que o evento foi direcionado para professores, diretores de escolas e profissionais da área de educação. “A palestra abordou o método que, respeitando as diferenças dos estudantes, desenvolve com os alunos estudos individuais, que, posteriormente, são compartilhados com os demais colegas”, ressaltou Santos.

 

JOSÉ PACHECO – Especialista em música, leitura e escrita, é mestre em ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. É autor de livros e de diversos artigos sobre educação

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x