26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Luisão foi o primeiro prefeito eleito de São Carlos

Luisão foi o primeiro prefeito eleito de São Carlos

Político eterniza nome em rodovia, avenida, escola e estádio de futebol

23/10/2020 06h51 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Luisão foi o primeiro prefeito eleito de São Carlos Foto: Divulgação

No período de 1945 a 1947, o Governo do Estado de São Paulo manteve Sabino de Abreu Camargo na função de prefeito de São Carlos, uma vez que a legislação estadual não estava pronta para a realização de eleições locais. Sabino pediu exoneração do cargo em janeiro de 1947, sendo substituído por João Neves Carneiro, secretário da Câmara Municipal. Em meados de 1947, o governador eleito, Ademar de Barros, nomeou Luiz Botelho de Abreu Sampaio como prefeito da cidade. Neste mesmo ano foram promulgadas a Constituição Paulista e a Lei Orgânica dos municípios, que permitiram a regulamentação das Prefeituras e a escolha dos novos gestores em todo estado. Em novembro, Luís Augusto de Oliveira, o popular Luisão, foi o primeiro prefeito eleito da história democrática de São Carlos.

Ativo da Revolução Constitucionalista, Luisão assumiu a Prefeitura em janeiro de 1948, mas no ano de 1951 preferiu renunciar ao cargo de prefeito para exercer o mandato de deputado estadual. Na Assembleia Legislativa ocupou o cargo de primeiro secretário de mesa. No dia 3 de outubro de 1955 foi eleito novamente prefeito de São Carlos, com uma votação bem significativa. Porém, no dia 11 de julho de 1956 teve que se afastar para realizar uma complicada cirurgia no Hospital Oswaldo Cruz. Em São Paulo. Durante o processo de recuperação sofreu um ataque cardíaco no dia 14 de julho e faleceu. O seu funeral comoveu a cidade com 70 mil habitantes na época paralisando indústrias e fechando o comércio. Deixou um legado de conquistar muitas verbas para construção de várias escolas, entre estas, a Escola Jesuíno de Arruda.

Bonachão e Querido

Nascido em Tatuí no ano de 1900, Luisão mudou-se para São Carlos em 1926, após concluir o curso de Magistério na Escola Normal de Itapetininga. Foi nomeado como encarregado do Gabinete de Psicologia Experimental da Escola Normal de São Carlos (atual Álvaro Guião). Foi professor de Logicidade da Escola Complementar ensinando em seguida, a disciplina de Matemática. Lecionou no Colégio Diocesano, Escolas de Comércio Julien Fauvel e Dom Pedro II mantendo por anos, excelentes cursos preparatórios de nível ginasial. Foi fundador da Associação dos Professores do Ensino Secundário e Normal do Estado de São Paulo (Apesnoesp e atual Apeoesp), do qual era o presidente de honra. “Era uma alegria a aula de matemática do Luisão, que era querido por todos”, descreve o trecho de um artigo escrito por José Antônio Antonini. Foi homenageado como prefeito perpétuo de São Carlos nomeando um grupo escolar, uma avenida, um estádio municipal e a rodovia SP-215.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x