25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Maioria dos concorrentes discorda de debate com menos candidatos

Maioria dos concorrentes discorda de debate com menos candidatos

Em comunicado, Rede Globo disse que buscaria acordo para restringir debate a quatro candidatos nas eleições deste ano devido à pandemia

24/09/2020 08h41 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Maioria dos concorrentes discorda de debate com menos candidatos Foto: Marco Rogério

A Rede Globo emitiu comunicado, na segunda-feira (21), dizendo que, em função da pandemia de Covid-19, faria mudanças na cobertura das eleições municipais. Entre elas, estão o cancelamento das entrevistas com candidatos em estúdio e a restrição de debates a apenas quatro candidatos, que seriam os mais bem posicionados na Pesquisa Ibope ou Datafolha, o que dependeria de um acordo entre os candidatos.

No comunicado, a emissora diz que medidas são válidas para todas as 4 emissoras Globo (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife onde há eleições) e recomendadas a todas as suas afiliadas, que seguem o mesmo protocolo. A EPTV, afiliada da Globo em São Carlos, disse que ainda tomará uma decisão a respeito da recomendação feita pela Rede Globo.

Entretanto, a hipótese de realização de debate com menos candidatos já repercute no cenário político são-carlense. Entre os 12 candidatos a prefeito, todos filiados a partidos com representação mínima no Congresso Nacional, a esmagadora maioria é contra a realização de um debate com quatro candidatos.

Apenas Leandro Guerreiro (Patriota) e Chico Loco (PSB) disseram que aceitariam as regras. “Se convidarem, estarei lá, mas se não convidarem, não estarei. Se precisa do meu consentimento em um acordo, da minha parte, está tudo certo”, afirmou Guerreiro. Os candidatos Julio Cesar (PL) e Netto Donato (PSDB) afirmaram que pretendem aguardar pela decisão da EPTV antes de se posicionarem a respeito do tema.

Já Sergio Ferrão (Republicanos) e Caio Mania, candidato a vice pelo Avante, disseram que, pelo menos seis candidatos deveriam ser convidados para participar do debate. “Não aceito, tem que ser o máximo democrático possível, no mínimo seis e com ideologias diferentes”, salientou Ferrão.

O prefeito Airton Garcia, candidato à reeleição pelo PSL, defende que o debate seja realizado com todos os candidatos, para garantir a isonomia. Para Acenir Magalhães, representante do Podemos, fazer um debate com apenas 4 candidatos fere o direito dos demais. Na mesma linha, está Deonir Tofollo, candidato do Solidariedade. “Mesmo eu estando entre os 4 na pesquisa, não concordo com isso.  Estamos em Democracia e conforme a lei determina quem tem direito de ir ao debate, deve ir”. A candidata Marina Melo (PSD) acredita não ser democrático ter apenas quatro candidatos no debate. “Já que eu luto pela democracia, o correto é então não ter o debate dessa maneira”, salientou Marina.

Erick Silva, candidato do PT, espera que a decisão seja repensada e o debate seja realizado com todos os candidatos. “Trata-se de um canal para a população avaliar o candidato. Espero que essa decisão seja repensada e o debate seja mantido”. Para Djalma Nery, representante do PSOL, o debate com menos candidatos pode acabar excluindo outras ideias, pessoas e propostas que poderiam ter mais apoio se tivessem mais visibilidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x