25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Marco Villa: “Oswaldo Barba larga na frente”

Marco Villa: “Oswaldo Barba larga na frente”

04/08/2012 15h42 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Marco Villa: “Oswaldo Barba larga na frente”

Na largada da corrida eleitoral de 2012, o prefeito Oswaldo Barba (PT), com dez partidos em sua coligação, larga na frente dos outros cinco concorrentes. A afirmação é do historiador e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, Marco Antônio Villa. Nesta entrevista ele avalia a situação política de São Carlos e as chances da oposição.

 

Primeira Página – Como o senhor vê a conjuntura política de São Carlos hoje?

Marco Villa – O quadro não é tão claro assim. Seis candidatos é um número alto. Notamos que a base sólida do prefeito Barba rachou. Ele perdeu o PMDB, que lança Eduardo Cotrim como concorrente e também o PPL, que tem como prefeiturável o José Benedito Sacomano.

 

PP – O senhor aponta algum favorito na disputa?

Villa – Como São Carlos ainda não tem dois turnos é muito complicado analisarmos o quadro eleitoral. É evidente que o favorito é o Barba. Quem está no poder tem sempre boas chances de reeleição.

 

PP – Como o senhor vê as chances da oposição?

Villa – A oposição não conseguiu construir uma alternativa ao longo dos últimos quatro anos e também não conseguiu manter-se unida. As chances maiores seriam numa união total da oposição, uma eleição plebiscitária. A oposição precisaria da força de todas as suas lideranças, como Paulo Altomani, Airton Garcia, Dagnone de Melo, Lobbe Neto e outros no mesmo grupo.

 

PP – As questões nacionais podem “contaminar” a disputa?

Villa – Não acredito que aas questões nacionais possam influenciar nas eleições de uma cidade como São Carlos. Não creio, por exemplo, que o julgamento do Mensalão acabe contaminando o debate eleitoral de São Carlos. A eleição municipal tem sempre como maior foco a questão local.

 

PP – São 12 anos de PT em São Carlos. O ciclo está acabando?

Villa – Esta  é uma situação que também varia no tempo e no espaço e depende de cada localidade. Em 1988, por exemplo, o PT elegeu o prefeito de São Bernardo do Campo e depois foi voltar o poder somente em 2008, após várias e várias derrotas. Por outro lado, em Ribeirão Preto já foi um partido fortíssimo com Antonio Palocci Filho e agora é um partido com candidato fraco. Em São Carlos são 12 anos de PT. Não posso dizer que é um ciclo que se esgota ou não. É difícil afirmar isso. Ter o Governo Federal apoiando com recursos e obras públicas em farta quantidade sempre ajuda. Não sei dizer se o ciclo acabou ou não. Eleição é uma fotografia do momento.

 

PP – E qual seria a fotografia de hoje?

Villa – Olha, na largada das eleições, neste início de julho, posso firmar que o Barba é o favorito. Isso não significa, de forma alguma, que ele já ganhou a disputa. O que podemos dizer é que, na largada, Barba sai na frente. Na fotografia de hoje, deste momento, o Barba está na frente. Precisamos analisar outros fatores, como a força das chapas de candidatos a vereadores, que é um fator que conta muito em disputas tão acirradas.

 

PP – Na sua opinião, como será a disputa?

Villa – A disputa municipal é sempre muito acirrada. São Carlos é uma cidade com um eleitorado bastante dividido. A história mostra que os eleitores se dividem em três grandes partes. O Barba tinha uma aliança sólida que se dividiu.

 

PP – A oposição tem chances?

Villa – Isso vai depender da competência da oposição. Para vencer o Barba é necessário ter um discurso factível, que convença ao eleitor comum que é possível se fazer uma gestão melhor do que a atual. É preciso se consolidar esta alternativa com um plano de governo e uma campanha que empolgue o povo são-carlense. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Belita
Belita
11 anos atrás

Prof. Villa, o senhor sempre é muito sensato e normalmente é o mais enfático quando se trata de assuntos relacionados ao governo federal, sempre leio suas matérias na VEJA e assistia muito quando comentava na Globo News, não sei o que houve mais não estamos mais tendo este privilégio. Agora esta análise que o senhor fez para as eleições municipais em São Carlos, fracamente não achei muito sensata, afinal tem uma pesquisa recente que mostra a oposição com 10% na frente e mesmo assim o senhor afirma que o Barba deu a largada? e parece que o senhor não acredita na vitória da oposição, será porque estamos em São Carlos? vocês são docentes na mesma Universidade? espero que não professor, a situação do PT em São Carlos esta de mal a pior….tem muitos petistas apostando que desta vez…acaba a era PT no poder, espero que eu não em decepcione com o senhor.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x