23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Mulheres no Poder Legislativo

Mulheres no Poder Legislativo

08/03/2013 12h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Mulheres no Poder Legislativo

São Carlos possui o total de 168.863 eleitores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo que a maioria é composta por mulheres. Elas representam 51,24% do eleitorado de São Carlos. Mesmo com esses números, elas ainda são minoria no Poder Legislativo, em uma Câmara composta por 21 vereadores, apenas duas são mulheres: Laíde das Graças Simões (PMDB) e Maria Aparecida Rodrigues dos Santos (Cidinha do Oncológico – PHS).

Laíde, que atua no Legislativo há 12 anos, observa que outras cidades, inclusive menores que São Carlos, possuem mais mulheres atuantes na política. “Acredito que o eleitor busca em seu candidato uma ação social, pois é dessa maneira que nos destacamos para entrar na política. Tem muitas mulheres que trabalham com ações sociais na cidade, no entanto elas não se colocam como candidatas”.

Ela atribui o baixo número de mulheres na Câmara ao próprio eleitorado. “Tivemos o número necessário para a disputa igualitária com os candidatos, o problema foi a escolha do eleitor, que escolheu mais homens do que mulheres, não sei se pelo nome ou pela atividade que eles desenvolvem”.  Laíde sempre ergueu a bandeira para que mais mulheres fizessem parte do legislativo: “Desde 2009 falo para que mulheres se candidatem. Eu tenho um retorno muito bom em todos os sentidos, então recomendo que mais mulheres se interessem e participem diretamente da política”.

Cidinha acha que o baixo número de mulheres na política de São Carlos se deve à falta de incentivo. “Eu sou da opinião que em cada Câmara deveria ter a obrigatoriedade de eleger mais vereadoras, estipular um número para que elas tenham as cadeiras certas”.

Cidinha comenta também que não teve nenhum preconceito, que foi muito bem acolhida na Câmara. “Como somos em duas mulheres aqui na Câmara, eu e a Laíde temos um ótimo relacionamento, ela sempre está pronta para orientar, eu sempre procuro auxílio dela”.

Para a vereadora do PHS a mulher está buscando seu espaço, exigindo mais seus direitos. “Isso é muito bom. Desejo a todas as mulheres, mães, donas de casa, empresárias, filhas um excelente Dia da Internacional Mulher. Como eu defendo a bandeira do Câncer, quero parabenizar também as pacientes com essa doença, pois observo que, a partir de seu diagnóstico, a luta delas também é muito grande”, completa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Marina
Marina
11 anos atrás

Me recuso a aceitar a laide côo representante das mulheres da cidade. Para mim, o único exemplo que ela passa é de como Nao deve ser uma mulher. uma mulher que utiliza animais para promover suas satisfações particulares….

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x