Não ao novo pedágio e menores tarifas nos que existem
Erick Silva*
Na última quinta-feira (11/11), a Câmara Municipal de São Carlos realizou uma audiência pública para discutir a implantação de um novo pedágio na rodovia Washington Luiz.
Esse é um projeto antigo da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que deveria cumprir o papel de regular a atuação das concessionárias do setor e garantir o melhor serviço à população de São Paulo pelo menor preço, mas só serve para garantir a máxima exploração do transporte rodoviário em favor das empresas que operam o sistema.
Não por acaso os pedágios mais caros do país estão no estado de São Paulo e representam quase a metade de todos os pedágios do país.
Alguém pode dizer que temos as melhores rodovias, tudo bem, contudo todas as melhores estradas foram construídas com dinheiro público e depois entregues às concessionárias.
De fato todos os mandatários que estiveram na audiência pública se manifestaram contra o novo pedágio, estranho se alguém fosse a favor, mas falar a verdade sobre todo o sistema apenas a vereadora Raquel Auxiliadora e o ex vereador Lineu Navarro falaram: o sistema de concessão criado pelo PSDB (que se mantém no governo desde quando nem me lembro mais), é caríssimo, diminui nossa competitividade e o que esse sistema financia é uma grande dúvida de todas as pessoas, porque é uma fonte gigantesca de receita.
Estranho é todos serem contra agora e apenas poucos deputados contestarem a concessão no momento de sua realização ou renovação, afinal todos vereadores e prefeitos tem representantes na ALESP e boa parte deles participa do governo estadual.
Os preços do pedágio em São Paulo têm que diminuir, a sede por arrecadação tem que dar lugar à função social do transporte de pessoas e mercadorias.
Não ao novo pedágio e revisão de todo o sistema de concessões, além da fiscalização da atividade, a benefício do povo da região e do estado.
*Erick Silva – Cientista Social / Mestre em Políticas Públicas