25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Nebulosas mudanças

Nebulosas mudanças

Confira o editorial do Jornal Primeira Página

04/09/2021 11h27 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Nebulosas mudanças

A edição do Diário Oficial de sexta-feira (3) à tarde pegou a todos de surpresa. De uma vez só, o Prefeito Airton Garcia trocou toda a equipe da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, inclusive o secretário Paraná Filho, que agora retorna à Câmara para exercer o mandato de vereador.

A área da Agricultura vinha realizando importantes projetos e trazendo bons resultados ao governo municipal, com as melhorias nas estradas rurais, a ampliação da rede de Restaurantes Populares em São Carlos, a entrega ponto a ponto, a adequação das licitações e a adoção do Sistema de Inspeção Municipal, que permite aos produtores venderem seus produtos a outras cidades.

Ao exonerar todos os integrantes da equipe, o Prefeito Airton Garcia troca o certo pelo duvidoso, já que a nova equipe ainda terá de se familiarizar com o ritmo de trabalho. No entanto, o ponto de interrogação que fica para a sociedade é entender os motivos que levaram Airton a tomar essa decisão.

De acordo com informações, as trocas teriam sido motivadas por picuinhas políticas. O prefeito sequer teria avisado seu principal articulador político, o Secretário de Governo Edson Fermiano e tampouco consultado a maioria dos vereadores para realizar as mudanças, o que coloca uma grande interrogação a respeito do que, de fato, estaria acontecendo.

A hipótese de ter alguém criando intrigas na relação entre o prefeito, vereadores e aliados ganha ainda mais corpo se levarmos em conta que as trocas ocorreram, coincidentemente, após o prefeito receber a visita de um marqueteiro condenado pela Justiça, que tem por prazer semear a discórdia para prejudicar o andamento do governo municipal.

Além disso, outra coisa que chama atenção é a ligação dos novos nomeados com figuras políticas que pouco fizeram pela reeleição do prefeito ou, até mesmo, apoiaram candidatos opositores na eleição. Ao mesmo tempo, Airton abre mão de pessoas que exerceram papel importante no primeiro mandato e ainda trabalharam diuturnamente pela reeleição do prefeito na campanha de 2020.

O prefeito tem a legitimidade e autoridade para realizar as trocas que julgar necessárias. Porém, precisa estar ciente que cada ação gera uma reação e, ao seguir por este rumo, Airton coloca em xeque o futuro de sua administração, pois começa a perder credibilidade junto a atores políticos relevantes, sobretudo na Câmara Municipal, que veem o prefeito abandonar aliados e escantear pessoas importantes para o sucesso da gestão.

Os próximos dias prometem ser decisivos e podem trazer consequências imprevisíveis, caso o prefeito continua realizando mudanças nebulosas, sem o diálogo com os atores e dando ouvidos a fofoqueiros desocupados, que pouco se importam com Airton e querem apenas tirar vantagem própria, às custas da piora dos serviços públicos oferecidos à população.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x