23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Newton denuncia 8 anos de retrocessos e derrotas

Newton denuncia 8 anos de retrocessos e derrotas

Para ex-prefeito petista, Altomani e Airton Garcia promoveram “desmanche” em políticas públicas e projetos sociais

18/09/2020 13h15 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Newton denuncia 8 anos de retrocessos e derrotas Foto: Arquivo

Ex-reitor da UFSCar, Newton Lima foi candidato a vice-governador na chapa de Marta Suplicy no ano de 1998. Embora tenham ficado fora do segundo turno, Marta e Newton obtiveram uma ótima votação e participaram ativamente da campanha do saudoso Mário Covas (PSDB), que venceu Paulo Maluf.

Dois anos depois, Newton foi eleito prefeito de São Carlos em 2000 numa disputa com desfecho mais surpreendente do que de filmes de suspense. Por apenas 128 votos ele superou o então prefeito Dagnone de Melo, que buscava a reeleição. Depois deste início eletrizante, ele governou São Carlos de 2001 a 2008, emplacou a vitória de seu sucessor, Oswaldo Barba, em 2012 e elegeu-se deputado federal em 2010.

“Infelizmente, São Carlos viveu, nos últimos oito anos, um processo de intenso retrocesso. Os governos do PSDB, do Paulo Altomani e depois do Airton Garcia, ao invés de manter as políticas públicas e projetos sociais e o conjunto de obras conquistados a duras penas em 12 anos de governo, 8 meus e 4 do Barba, promoveram uma verdadeira operação desmanche, fazendo a cidade retroceder no progresso e nos avanços sociais que havíamos obtido. Para se ter uma ideia, na minha época de prefeito, São Carlos era uma das 20 melhores cidades para se viver e investir entre as 5.600 do Brasil. O prêmio foi dado pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que estuda os municípios”, comenta o ex-prefeito.

Newton fala com orgulho que na sua época conseguiu mudar a cara da cidade, promover um grande processo de avanços em indicadores. “Infelizmente, em 2012 a população decidiu oferecer, democraticamente, uma chance ao Paulo Altomani e deu no que deu. Infelizmente, a partir daí a cidade somente regrediu juntamente com os indicadores sociais, que passaram a descer ladeira abaixo. Depois deste governo tucano veio o prefeito Airton Garcia, que em algumas coisas foi melhor do que Altomani. Mas sua gestão está muito, mas muito longe mesmo de tudo o que conquistamos. Ainda mais com a crise da pandemia e a crise sanitária e econômica que ela trouxe consigo”, comenta ele.

A partir da gestão de Altomani, segundo Newton, São Carlos engatou a “marcha à ré”, que fez o município perder muitos dos seus atrativos. Por termos apenas um turno nas eleições de São Carlos, a cidade terá um grande número de opções que vão tentar propor as mudanças necessárias para o município voltar a avançar.

Outro tema que assola São Carlos e causa calafrios nos comerciantes da região central são as famosas enchentes dos períodos de verão. Newton relata que substituiu pontes e fez outras obras de aumento da vazão do Córrego do Gregório, buscando reduzir este problema. Ele lamenta porém, que o pacote de quatro obras conquistadas no DNIT, órgão do Ministério dos Transportes,  com a transposição da linha férrea na Praça Itália, no Viaduto 4 de Novembro, na Avenida Morumbi e  de alargamento do canal de passagem do Córrego do Monjolinho sob a ferrovia (próximo ao shopping), foi paralisado graças à intervenção desastrosa do então prefeito Altomani, que mandou parar as obras. “Este pacote de obras foi uma conquista história que perdemos neste equívoco do Altomani, que foi apenas mais um entre tantos, mas talvez o mais desastroso”.

Segundo Newton, faltou para os dois governos que sucederam Barba ouvir a comunidade. Ele lembra que nos 8 anos de PT os conselhos municipais eram ativos e que o orçamento participativo funcionava muito bem. Desta forma ele aponta que nasceram ideias como a conclusão do Ginásio Milton Olaio Filho, numa parceria com a sociedade e o asfaltamento do Distrito Industrial Miguel Abdelnur em diálogo com os empresários e, segundo ele, também foi assim na segurança pública, quando o conselho de Segurança Pública reunia Polícia Militar, OAB, Prefeitura e outros atores. “Isso tudo se perdeu. Ouvir a população é fundamental para qualquer governo, pois aponta os caminhos para a gestão”.

O ex-prefeito negou-se a destacar três obras principais. “De fato não saberia te indicar só três, pois temos hospital escola, curso de Medicina, reforma do Teatro Municipal, obras do anel viário, conquista de novas escolas, construção de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), criação da Guarda Municipal, novos trevos na Rodovia Washington Luís, conclusão do Ginásio de Esporte Milton Olaio. É muita coisa e vou ficar te devendo apenas três… (risos)…

Newton afirma que administrar um município com a complexidade de São Carlos não será uma tarefa nada fácil após a pandemia do novo coronavírus. Ele afirma que a crise aumentará a exclusão social e a demanda por serviços públicos e alerta que se o prefeito não estiver preparado para estes desafios, viveremos tempos sombrios. “Diante deste quadro, nós do PT temos a alegria de indicar o nome de Erick Silva como nosso candidato a prefeito de São Carlos. Erick é metalúrgico, foi presidente do Sindicato, é formado em Ciências pela UFSCar com mestrado em Políticas Públicas. Desta forma está preparadíssimo para comandar São Carlos e retomar o processo de desenvolvimento que promovemos. Erick é muito inteligente, culto e fala a língua do povo, conhece os problemas dos trabalhadores e convive com todas as classes sociais.

Newton elogiou o Primeira Página pela iniciativa de ouvir os ex-prefeitos. “Falo sempre de forma respeitosa, mas sincera. Embora não seja candidato, vou participar ativamente do processo eleitoral ajudando o Erick Silva para que buscar convencer o povo são-carlense que tanto apoio já me deu, de que ele é o melhor nome para comandar a governar São Carlos no quadro atual. A tarefa será árdua, pois são oito longos anos de abandono. Vai ser muito difícil e complicado, mas com o apoio do povo temos tudo para fazer São Carlos voltar a sorrir”, conclui Newton.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x