26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Newton descarta PMDB fora da base de Barba

Newton descarta PMDB fora da base de Barba

25/05/2012 18h03 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Newton descarta PMDB fora da base de Barba

Mostrando estar em boa forma política e dominando as palavras como sempre, o deputado federal Newton Lima Neto (PT-SP) nem sequer considera a hipótese de Eduardo Cotirm e o PMDB ficarem fora da coligação que apoiará a candidatura à reeleição do prefeito Oswaldo Barba nas eleições de 7 de outubro.

Em visita à redação do Primeira Página na manhã de ontem, Newton revelou que já se pôs a campo para reagrupar e unir os partidos em torno da aliança que governa a cidade há oito anos.

O parlamentar federal, que também é presidente do diretório municipal do PT, não quer nem ouvir falar em uma ruptura entre petistas e peemedebistas, que vêm ganhando eleições em São Carlos desde 2004, quando ele próprio foi candidato à reeleição e venceu a disputa.

Newton classifica como “normais” as movimentações dos partidos da base aliada com algumas demonstrações de “rebeldia” e manifestações de “insatisfação”. Para ele é “legítimo” que os partidos busquem se fortalecer e se cacifar, buscando ampliar seu espaço na gestão municipal e também cobrando uma maior valorização. “Vejo com absoluta normalidade este momento. Estamos preparando para entrar em campo com a equipe que vai enfrentar a oposição”.

Segundo ele, todos os partidos da base têm um papel histórico em nosso modelo de município. “Críticas pontuais não devem, de forma nenhuma, se sobrepor à avaliação positiva do que tem sido a aliança entre PT e PMDB. Temos que lutar para manter esta aliança. Temos um compromisso firmado entre todos os partidos. No momento oportuno com análise estratégica, vamos escolher o melhor nome para vice e o melhor programa de governo. Não podemos colocar o carro na frente dos bois. Não adianta querermos dizer como vamos jogar determinado campeonato, quando você não conhece os adversários. É no detalhe, muitas vezes, que se desenha a vitória. Nós vamos ser cirúrgicos e precisos nesta avaliação. Poderemos ter o PMDB com o vice, assim como o PPL, o PTB, o PSB e outros. Não serei eu, e nem o Barba que decidiremos, mas todos os partidos juntos ”.

Além de manter a base intacta, Newton se impõe ainda um grande desafio: atrair Walcinyr Bragatto e o Partido Verde. Ele ressalta que mesmo com as afirmações de Bragatto, que teria descartado uma aliança com o PT, vai tentar a aliança até o último segundo. “Como bom corintiano, eu vou com a partida até os 45 minutos do segundo tempo”.

VETA, DILMA – Quanto ao novo Código Florestal, que foi vetado em parte pela presidente Dilma Rousseff, Newton afirma que estava no grupo que pregava o “Veta, Dilma”. “O que houve foi um retrocesso. A nossa legislação municipal é mais moderna que esta lei. Dez ministros do Meio Ambiente pedem o veto. Queremos um Brasil equilibrado com uma política agrícola, já que somos o segundo produtor de alimentos do mundo com respeito ao meio ambiente. Com o reflorestamento e a reconstituição dos ecossistemas, a produtividade será maior”, enfatiza Newton.

O deputado disse que não dá para considerar como área consolidada aquelas que foram objeto de desmatamento ilegal, criminoso e extensivo. “Isso tem que ser vetado”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
ELEITOR
ELEITOR
11 anos atrás

É SÓ DAR MAIS ALGUNS CARGOS DE CONFIANÇA, ALGUMAS SECRETARIAS A MAIS , QUE ELES SE VENDEM.

Luca
Luca
11 anos atrás

Melhor Cotrim ser candidato PT já era

Luca
Luca
11 anos atrás

Melhor Cotrim ser candidato PT já era

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x