26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Newton: “Inovação é a chave para o crescimento”

Newton: “Inovação é a chave para o crescimento”

22/06/2012 21h02 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Newton: “Inovação é a chave para o crescimento”

Empresários e futuros empreendedores se reuniram na manhã desta sexta-feira, 22, no auditório da Prefeitura de São Carlos, para o lançamento do Programa de Fortalecimento de Empresas de Bases Tecnológicas (EBTs), desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. O evento também reuniu investidores e autoridades, entre elas o prefeito Oswaldo Barba, o deputado federal Newton Lima (PT-SP) e o secretário da pasta que elaborou o projeto, Antonio Carlos Thobias Júnior.

 

Segundo Thobias, o objetivo central do programa é aproveitar o potencial científico e tecnológico existente nas universidades e centros de pesquisas, transformando São Carlos numa grande incubadora de novas empresas. “Temos os mais renomados cientistas e pesquisadores do Brasil com o desafio de transformar ideiasem negócios. Como programa de EBTs queremos aproximar as ideias dos recursos necessários para seu desenvolvimento”, explicou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional, o deputado federal Newton Lima criticou o modelo econômico de exportação que transformou o Brasil em um grande exportador de commodities. O deputado falou sobre os trabalhos realizados pela Câmara Federal em prol do fortalecimento da indústria nacional e salientou que, para que as empresas ganhem competitividade, é fundamental o investimento em inovação.

“A inovação tecnológica é a chave para o crescimento do País.Em São Carlos, temos algumas iniciativas pioneiras nesse sentido, como o Parque Eco Tecnológico Damha, que será o primeiro parque tecnológico de terceira geração do Brasil, associando condições de trabalho e moradia. A perspectiva é que o prefeito Oswaldo Barba faça cada vez mais o incremento de ações como essa”, destacou o parlamentar.

Barba lembrou que durante suas duas gestões como reitor da UFSCar trabalhou para que o conhecimento científico produzido na universidade se transformasse em inovação tecnológica. “Por muito tempo o Brasil produziu conhecimento, mas não o transformouem inovação. Felizmente, nos últimos anos temos tido uma inversão nesse conceito e o País passou a estimular a formação de EBTs”, salientou o prefeito.

Ele também ressaltou o perfil tecnológico da cidade, mencionando que São Carlos é a única cidade do Estado de São Paulo que sedia dois parques tecnológicos. “Este evento de hoje vem fomentar ainda mais a instalação de EBTs no município”, finalizou Barba.

 

Palestras

Após a abertura do evento, a Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABV – Cap) realizou um ciclo de palestras e debates sobre a capitalização de empresas inovadoras, a atuação da FINEP no fomento às empresas e como atrair investimentos de fundos de participação.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
eleitor
eleitor
11 anos atrás

Inovar é trazer novas empresas que gerem empregos, os indices de empregos em nossa cidade são mediocres, perdemos de longe para araraquara e rio claro, parece ridiculo, mas temos indices menores que ibaté. deputado pare com essa enganação, o sr. não convence mais ninguem com essa conversa fiada.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x