25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Newton Lima diz que PNE é vitória da educação

Newton Lima diz que PNE é vitória da educação

18/10/2012 01h32 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Newton Lima diz que PNE é vitória da educação

O deputado federal Newton Lima (PT-SP), presidente da Comissão de Educação e Cultura, fez, nesta quarta-feira, 17, uma defesa enfática do novo Plano Nacional de Educação (PNE). O texto, aprovado na última terça-feira, destina 10% do Produto Interno bruto (PIB) do país para políticas de educação.

 

Em discurso no Plenário da Câmara, Newton Lima classificou como “vitória da educação” a aprovação do PNE pela Comissão de Constituição e Justiça. “O projeto preserva, entre outras propostas, a de se elevar para 10% do PIB os investimentos na educação para os próximos 10 anos”, disse o parlamentar.

O índice de 10% vinha sendo reivindicado por parlamentares de vários partidos e entidades da sociedade civil. Hoje, a União, os estados e os municípios aplicam juntos cerca de 5% do PIB na área.

Pelo texto aprovado, o governo se compromete a investir pelo menos 7% do PIB na área nos primeiros cinco anos de vigência do plano e 10% ao final de dez anos.

“Hoje no Brasil, o desejo de fazer a revolução educacional é latente”, afirmou o deputado Newton Lima. “Acredito que seremos capazes de construir um projeto estratégico de educação, com a mobilização e o engajamento da sociedade, de estados e municípios”, completou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x