26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Lineu: culpar Barba por mazelas é “absurdo”

Lineu: culpar Barba por mazelas é “absurdo”

08/03/2012 16h58 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Lineu: culpar Barba por mazelas é “absurdo”

Para o líder do governo na Câmara, vereador Lineu Navarro (PT), a administração de São Carlos não pode ser responsabilizada por todas as mazelas existentes no atendimento de saúde pública no município. Suas declarações se deram durante a última sessão do Legislativo, na última terça-feira, em resposta ao vereador Júlio César Pereira de Souza (DEM), que fez várias críticas ao sistema de atendimento de saúde em São Carlos.

“Nem o prefeito Oswaldo Barba e nem os vereadores desta Casa disseram que a saúde de São Carlos está a mil maravilhas. A saúde do nosso país é comandada pelo SUS como um todo, que é o maior sistema de saúde do mundo. Obviamente, atende a milhões de brasileiros e tem as suas complexidades, dependendo de tempo e de novos financiamentos e mais recursos públicos para chegar aquilo que todos nós almejamos, que é um atendimento de saúde de qualidade para a população”, ressaltou Lineu.

O Ministério da Saúde, segundo Lineu, apresentou há cerca de 15 dias uma pesquisa nacional, e segundo Lineu, São Carlos superou em nota as principais cidades da região. “É preciso falar que entre os três maiores municípios da região, é verdade que São Carlos teve a nota maior. É uma nota honrosa? Não é. A cidade de Araraquara ficou seis décimos atrás da avaliação de São Carlos. Rio Claro ficou um décimo atrás da avaliação de São Carlos no SUS. A cidade do Rio de Janeiro também ficou atrás de São Carlos”.

Lineu enfatizou que a Secretaria Municipal de Saúde investe um montante maior do que o exigido legalmente. “Nós aplicamos no município de São Carlos um valor muito acima do que é previsto na Constituição Federal e de todas as leis, que exige a aplicação de no mínimo 15% do orçamento. São Carlos investe 20% a 22%. É o suficiente? Não, e nunca o prefeito Barba afirmou que é.”

O parlamentar petista também frisou que a atual gestão municipal não pode ser responsabilizada por todos os problemas de saúde da cidade. “Não é a administração culpada de todas as mazelas que ocorrem na cidade de São Carlos, de todas as mortes que ocorrem na cidade de São Carlos. Seria um absurdo descomunal, alguém vir à tribuna desta casa e culpar o governo municipal pela morte de dois jovens de uma mesma família que correram há cerca de 4 meses onde foram vítimas de uma doença contagiosa. A administração municipal não teve nada a ver com isso. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. É uma bestialidade falar um negócio destes”, comentou.

Apesar do período pré-eleitoral, o líder do governo comentou a razão para a dificuldade da contratação de novos médicos. “Nós temos a questão de médicos e não é da cidade de São Carlos. Quantos concursos públicos não foram abertos na cidade de São Carlos. As vagas não são preenchidas, pois não há disposição dos médicos em trabalhar no setor público de saúde. É na cidade de Ribeirão Preto, de Araraquara. Todas têm o mesmo problema. Eles querem pressionar o salário para cima cada vez mais, acima da realidade de mercado”.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x