26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Para Marquinho, Maria Fumaça é um m patrimônio que retorna à população

Para Marquinho, Maria Fumaça é um m patrimônio que retorna à população

25/11/2013 17h34 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Para Marquinho, Maria Fumaça é um m patrimônio que retorna à população

A tradicional Maria Fumaça, locomotiva 821, “é um patrimônio que acaba de retornar à população totalmente restaurada”, disse o vereador Marquinho Amaral (PSDB), presidente da Câmara, em um evento que aconteceu no último sábado (23), na Estação Cultura.

 

Segundo Amaral, a Maria Fumaça faz parte do patrimônio ferroviário brasileiro e que remete ao período do café. “Esse patrimônio agora pode ser visitado por toda a população, aqui neste lugar que se tornou um espaço de lazer e cultura para a cidade. Essas e outras ações farão de São Carlos uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse o presidente da Câmara. Durante o evento foi realizada uma apresentação de Banda Marcial sob a regência do maestro e coordenador de Artes e Cultura, Robertinho Mori.

Amaral agradeceu ainda ao empenho de todos que contribuíram para que a locomotiva fosse restaurada, como a Prefeitura, empresas parceiras e voluntários.

O patrimônio teve suas peças recuperadas e outras até substituídas, passando por limpeza da caldeira e pintura de sua estrutura.

Durante o evento, o prefeito Paulo Altomani fez questão de destacar o trabalho do marceneiro Nicola Gonçalves e do ex-funcionário da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Roberto Balestrero, que atuaram como voluntários na restauração.

Também participaram do evento, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-Vos, Alice Altomani, o vice-prefeito e secretário de Agricultura Cláudio Di Salvo, o presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques, o presidente do Cepam, Lobbe Neto e o industrial da Engemasa Antonio Florindo Zanetti. E ainda os secretários: Júlio Soldado (Governo), Márcio Marino (Obras Públicas), Beatriz Tolentino (Infância e Juventude), Lauanna Campagnoli (Habitação e Desenvolvimento Urbano), José Roberto Poianas (Fazenda), Helena Maria do Carmo Antunes (Administração e Gestão Pessoal), do diretor Antonio Ribeiro, representando Hilário Apolinário (Trabalho, Emprego e Renda), do diretor de Turismo André Frujuelle, do coordenador de Artes e Cultura, Robertinho Mori e de chefes de gabinete, diretores, diretores, servidores municipais e a população.

 

FESTA

A Estação Cultura também traz outras atrações ao público, como a exposição “Com o Passar dos Trilhos”, exposição de Ferreomodelismo.

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x