25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Parcela do eleitorado não lembra do voto do dia 15

Parcela do eleitorado não lembra do voto do dia 15

Eleitores bolsonaristas são os que mais recordam de seus candidatos

29/11/2020 12h21 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Parcela do eleitorado não lembra do voto do dia 15 Foto: Divulgação

Pesquisa PoderData demonstra que 12% dos eleitores que foram às urnas em 15 de novembro, no 1º turno das eleições de 2020, não lembram em quem votaram para prefeito. Esse grupo representa 13,5 milhões do total de cerca de 113 milhões de eleitores que votaram na 1ª etapa do pleito, segundo balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram 88% os que votaram e ainda lembram que foram seus candidatos escolhidos. O levantamento também perguntou aos entrevistados sobre o voto para vereador. A proporção dos eleitores que não lembram do voto para as Câmaras Municipais é de 13%, o correspondente a 14,6 milhões. São 87% os que se recordam de seus candidatos.

Por causa da pandemia de Covid-19, a abstenção de voto no 1º turno das eleições municipais de 2020 foi maior em grandes cidades (capitais e municípios com mais de 200 mil eleitores). O percentual de não votantes nesses municípios foi de 26,64%. No país, 23,14%. Os que menos lembram em quem votaram para prefeito e vereador são: homens; pessoas de 16 a 24 anos; os que têm só o ensino fundamental; moradores do Centro-Oeste; e os desempregados e sem renda fixa.

Afinidade Bolsonarista

O PoderData também formulou um método de cruzamento dos dados para verificar o comportamento de eleitores que têm percepções distintas sobre a avaliação do trabalho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Entre os que consideram o desempenho do presidente como “ótimo” ou “bom”, 92% lembram em quem votaram para prefeito e 93% ainda sabem sobre o voto para vereador. Os que não lembram nos dois casos foram 9% e 7%, respectivamente.

Já no grupo dos que desaprovam o presidente Bolsonaro, ou seja, o consideram como “ruim” ou “péssimo”, 84% lembram em quem votaram para as prefeituras dos municípios e 83% para as Câmaras Municipais. Os que não lembram em cada um dos casos são 16% e 17%, respectivamente.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x