19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Parlamentar petista afirma retomada de obra

Parlamentar petista afirma retomada de obra

08/08/2011 15h05 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Parlamentar petista afirma retomada de obra

Newton Lima PTCom a retomada dos trabalhos pela Câmara Federal na próxima terça-feira o deputado federal Newton Lima (PT) inicia o segundo semestre do seu primeiro mandato no legislativo nacional. Entusiasmo foi a palavra eleita por ele para definir esta experiência na vida política, após comandar por oito anos a prefeitura de São Carlos.

O agente político, único eleito na cidade, relativiza a falta de verba do governo federal para as obras que estão estagnadas na cidade como o Hospital Escola, Cidade da Energia e a duplicação do pontilhão da Praça Itália, como exemplo. “Esse hiato no envio dos recursos da União é fruto da contenção de despesas que a presidente Dilma Rousseff teve de fazer nos gastos públicos, cerca de R$ 50 bilhões do orçamento para conter a inflação. A austeridade no gasto do governo foi uma medida de estabilização acertada que vem paulatinamente, colocando os números inflacionários no centro da meta. Isto trouxe sacrifícios”, analisa Lima.

“Com o combate ao crescimento da inflação a torneirinha dos investimentos tendem a ser abertas. Com a inflação já domada, ou melhor, controlada, os recursos passaram a ser encaminhado ao município. Para se ter idéia da contenção do governo, as emendas parlamentares não foram liberadas ainda. Espera-se que até setembro haja uma retomada das obras, principalmente, as essenciais como é o caso do Hospital Escola”, supõe o parlamentar petista.

Outra obra que Newton Lima defende a retomada é a Cidade da Energia, que aqui está emperrada por conta da falta de licença ambiental vinda da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), do Estado. “Isto está ocorrendo pelo governo estadual não ter cumprido com sua promessa de descentralizar as emissões de licença ambiental, dando esse encargo para as prefeituras. Centralizado como agora, gera essa lentidão no serviço. É um atraso e mostra um erro do governo de São Paulo fazer o que fez”, reclama.

Outro ponto controverso que permeiam as rodas políticas da cidade e a possível vinda de da multinacional de produtos eletrônicos Foxconn para a cidade. Segundo o parlamentar, houve um adiamento na agenda dos empresários chineses para um tour pelo Estado para a escolha da cidade que irá receber uma das unidades da fábrica de iPad. “O que estava programado para julho ou início de agosto foi adiado por conta a crise financeira norte-americana e européia. A secretaria de Informática do governo, irá nos informar sobre esse compromisso dos empresários. São Carlos configura na lista de visitação desse grupo”, afirma o parlamentar petista.

De acordo com Newton Lima, o que o PT, sobretudo em São Carlos, quer estabelecer como uma política industrial focada na inovação, para melhorar a competitividade, foi alicerçada no projeto lançado pela presidente Dilma nesta última semana dentro do programa Brasil Maior. Segundo o parlamentar, entre os pilares dessa política esta a multiplicação por cinco dos recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para fomentar  as empresas de alta tecnologia e inovação. “E com isso estimular a exportação dos produtos manufaturados das empresas nacionais. Outro importante avanço é que esta semana o Ministério da Ciência e Tecnologia, ganha agora a palavra Inovação. Mais que uma nomenclatura, é o estimulo às empresas que atual nesse setor”, esclarece.

Sobre o balanço dos primeiros seis meses de trabalho como parlamentar, Newton Lima se mostra entusiasmado. “A possibilidade concreta poder ajudar o País e a região me estimula. As discussões que tenho participado, com o Plano Nacional de Educação, Plano Nacional de Banda Larga e políticas na área de ciência, tecnologia e inovação teem marcado meu mandato. É possível perceber que o Parlamento tem um papel central nessa discussão”, relata. {jcomments on} 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x