20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Partidos realizam convenções para escolher candidatos

Partidos realizam convenções para escolher candidatos

No pleito, os eleitores irão votar para eleger deputados federais e estaduais, senador, governador e presidente

24/07/2022 00h06 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Partidos realizam convenções para escolher candidatos Crédito: Ricardo Stuckert

Desde a última quarta-feira (20), os partidos políticos e federações partidárias já realizam as convenções para confirmar as candidaturas para as eleições gerais de outubro. No pleito, os eleitores irão votar para eleger deputados federais e estaduais, senador, governador e presidente.

O PDT, no mesmo dia 20, oficializou a candidatura de Ciro Gomes para a Presidência da República. Essa será a quarta vez que Ciro tentará assumir o posto de presidente. Nas últimas eleições, em 2018, ele ficou em terceiro lugar, com pouco mais de 13 milhões de votos, 12,47% do eleitorado. Ciro também concorreu à Presidência nas eleições de 1998 e 2002. O candidato a vice ainda não foi definido.

No dia seguinte, na quinta-feira (21), o PT e a federação partidária Brasil da Esperança (formada por PT, PC do B e PV) oficializaram a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (SP) ao Palácio do Planalto, em um hotel no Centro de São Paulo (SP). Lula não participou do evento por estar em viagem a Pernambuco. O vice será o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Já hoje, o Partido Liberal (PL) irá realizar sua convenção no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro e vai oficializar a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Após ser eleito de forma surpreendente, com uma campanha de baixo orçamento e pouca estrutura em 2018, Bolsonaro tentará conquistar o segundo mandato. Seu vice deverá ser o General Braga Netto, que ocupou os ministérios da Casa Civil e da Defesa no governo.

ESTADUAL-Já no âmbito estadual, os principais candidatos já começaram a ser homologados pelas legendas. A convenção estadual do PT em São Paulo, que confirmou a candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad ao governo, aconteceu de forma virtual ontem (23). Após disputar a Presidência em 2018, Haddad lidera as pesquisas para a disputa ao governo e o PT vê chances reais de vencer no estado, de forma inédita.

Já o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou que as convenções estaduais do PSDB vão ocorrer em 30 de julho, no ginásio do Ibirapuera, onde sua candidatura à reeleição deverá ser confirmada. A expectativa dos tucanos é confirmar o apoio de 10 partidos à reeleição do atual governador. O PSDB governa o estado de São Paulo desde 1994 e tentará defender a hegemonia política.

No mesmo dia 30, a convenção que vai oficializar Tarcísio de Freitas (Republicanos) como candidato ao governo do estado de São Paulo contará com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL). O evento acontecerá no Expo Center Norte, na capital paulista. Tarcísio foi ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro e é aposta do presidente para derrotar tucanos e petistas no estado.

Com informações da Agência Brasil.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x