Paulo Teixeira reforça luta contra novo pedágio na Washington Luís
Deputado pretende marcar reunião com vice-governador, Rodrigo Garcia, para tentar demovê-lo da ideia de criar nova praça de pedágio
Reportagem: Marco Rogério
A luta da região contra a implantação de um novo pedágio na rodovia Washington Luís, entre São Carlos e Araraquara ganhou um novo e importante reforço. O deputado federal Paulo Teixeira (PT) esteve em São Carlos no último sábado e aderiu ao movimento. Mais do que isso: Teixeira vai marcar uma reunião com o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) e com o secretário estadual de Transportes, para tentar demovê-los da ideia de criar a nova praça de pedágio.
Na Câmara Municipal, Paulo Teixeira foi recepcionado pelo presidente da Casa, vereador Roselei Françoso (MDB), pelo vice-prefeito Edson Ferraz (MDB) e também pelos vereadores Djalma Nery (PSOL), Professora Neusa (Cidadania), Raquel Auxiliadora (PT) e Bira Teixeira (PSD) e ainda pelo presidente da Câmara Municipal de Ibaté, Valentin Fargoni.
Durante a agenda cumprida em São Carlos, Paulo Teixeira tomou café da manhã com os ex-prefeitos de São Carlos, Newton Lima e Oswaldo Barba e a ex-vice-prefeita, Rose Mendes, participou de reunião com representantes do ponto de cultura Janela Aberta e povos de terreiro. Depois disso foi cumprir agenda em Santa Rita do Passa Quatro.
AUDIÊNCIA PÚBLICA – O novo pedágio na rodovia Washington Luís foi refutado pelas lideranças regionais desde o seu anúncio. No dia 11 de novembro foi realizada uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal de São Carlos para discussão da proposta de instalação de uma nova praça de pedágio na Rodovia Washington Luís (SP-310), entre os municípios de São Carlos, Ibaté e Araraquara.
Convidado pelo presidente da Câmara de São Carlos, Roselei Françoso, o Diretor-Presidente da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Milton Roberto Persoli, também esteve presente na audiência, oportunidade em que fez uma exposição do estudo preliminar da concessão do lote noroeste da rodovia, que prevê a implantação de uma nova praça de pedágio. Durante quase três horas, Persoli ouviu manifestações de reprovação e repúdio à medida, considerada danosa para a população e a economia regional.
Persoli disse que a posição unânime das autoridades e representantes presentes à audiência, pela não colocação do pedágio, “tem que ser considerada”. “Não há intenção nenhuma do governador e do programa de concessões de apresentar um projeto que não traga benefícios, só traga prejuízos”, disse o diretor-presidente da ARTESP, que também informou haver previsão de investimentos de R$ 11,9 bilhões na região de São Carlos ao longo do contrato de concessão (previsto em cerca de R$ 3,5 bilhões) e que prevê obras importante como a construção de marginais no trecho de São Carlos, além de novos 20 dispositivos.
Mesmo diante das explanações, as lideranças políticas e da comunidade que usaram a palavra durante o evento se posicionaram contrariamente à instalação do pedágio no KM 255 da Rodovia Washington Luís, e apontaram a necessidade de retomada econômica no período pós-pandemia, citando também a proximidade dos pedágios de Matão e Itirapina. No entendimento das autoridades regionais, a instalação de uma nova praça de pedágio penaliza todas as cidades localizadas em rotas alternativas, aumentando o tráfego e a demanda por obras em estradas secundárias e vicinais.