20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Precisamos revisar o Estatuto da Educação, diz Netto Donato

Precisamos revisar o Estatuto da Educação, diz Netto Donato

Netto destacou padecer com a falta de planejamento é a Saúde

25/09/2020 10h39 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Precisamos revisar o Estatuto da Educação, diz Netto Donato Foto: Divulgação

O programa Fala São Carlos continua com a série de entrevistas com os candidatos a prefeito. Ontem, foi a vez de Netto Donato (PSDB). Entre os destaques, Netto falou sobre as suas propostas na área da Educação, o que inclui a revisão do Estatuto da Educação no município de São Carlos e a necessidade de ampliar a oferta de ensino em tempo integral.

“Educação é um problema complexo. Precisamos valorizar os profissionais da educação, por meio da revisão do Estatuto da Educação, para resolver os problemas definitivamente. Nós precisamos parar de nos acostumar com o mais ou menos, precisamos atingir a excelência. Também precisamos ampliar a oferta do ensino em tempo integral, que é essencial. Na atual gestão, elas foram reduzidas. Precisamos voltar a ampliar esse sistema de educação”.

Em relação ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SSAE), Netto reafirmou que não deseja privatizar a autarquia. “Não existe privatizar o SAAE. Isso não vai acontecer na minha gestão. O que vai acontecer é uma gestão diferenciada, de pessoas que queiram fazer as coisas funcionarem. Não é possível falta água dessa maneira, não era para faltar em nenhuma casa”.

Outra área que Netto destacou padecer com a falta de planejamento é a Saúde. “Não adianta você colocar pessoas que tenham boa vontade, corram atrás, mas que não tenham a experiência e capacidade técnica de gerir a Secretaria de Saúde. Precisamos informatizar a área da Saúde, com prontuário eletrônico, exames digitais, para integrar o sistema. Precisamos fazer uma transformação, com a possibilidade de marcar uma consulta pelo celular”.

Uma das preocupações de Netto é com as pessoas em situação de rua. “Essa população aumentou muito nos últimos anos. Precisamos ter um trabalho extenso, com pessoal da Saúde, Educação, Assistência Social, também da Segurança Pública. Precisamos entender o perfil das pessoas e isso é feito com trabalho de técnicos que vão lá todos os dias, fazer um acompanhamento dessas pessoas e reverter essa situação. Nós não podemos ficar parados”.

Netto também abordou o desemprego na cidade de São Carlos. “Na geração de empregos, nós precisamos voltar a fazer parcerias, com universidades e governo federal e estadual. São Carlos, atualmente, é uma cidade esquecida e teremos de fazer um trabalho para retomar esse protagonismo político. Além disso, a prefeitura precisa oferecer cursos de capacitação para as pessoas trabalharem nas empresas daqui”.

Por fim, Netto disse considerar um absurdo a licitação do transporte não ter sido realizada ainda. “Há mais de 5 anos que as coisas não andam. Eu vou resolver essa questão em um ano, sem promessa mirabolante. Como alguém vai investir na melhoria do transporte público se está sem contrato? Inclusive, houve aquele problema da intervenção. Não podemos nos acomodar, precisamos de uma mudança verdadeira na gestão municipal”, finaliza.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x