23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Prefeito de Itirapina se reúne com DNIT e ALL

Prefeito de Itirapina se reúne com DNIT e ALL

23/02/2013 12h56 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Prefeito de Itirapina se reúne com DNIT e ALL

O prefeito de Itirapina José Maria Candido (PMDB), junto com o vice-prefeito Ruyzinho Gomes e o engenheiro Luciano Del Nero, se reuniu na última quinta-feira com o superintendente regional do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Ricardo Rossi Madalena e com Emanoel Tavares Costa Júnior, assessor da Diretoria de Relações Institucionais da ALL – América Latina Logística, para discutir propostas em relação às linhas férreas que cortam a cidade de Itirapina.

 

De acordo com o prefeito Zé Maria, a Prefeitura solicitou diretrizes gerais ao DNIT e à ALL, referentes à duplicação da ferrovia de Santa Fé do Sul até Campinas, a qual se ocorrer, causará enormes mudanças na área urbana de Itirapina, pois a linha que liga São Carlos a Rio Claro, também deverá ser duplicada bem no Centro da cidade de Itirapina, complicando ainda mais a situação do trânsito entre veículos automotores com os trens.

No entanto, há possibilidades reais desta duplicação ser realizada fora da cidade, próxima da nova subestação da Elektro, ao longo da SP-225. Nesse caso, o trecho ferroviário que passa dentro da cidade poderá ser retirado.

Na verdade, são duas alternativas, explicou o prefeito: ou a duplicação, se realmente ocorrer, segue paralela à linha, sentido São Carlos, mantendo-se a atual geometria ou, todo esse trecho existente será retirado do Centro da cidade e transportado para outro local, onde serão construídas duas novas linhas paralelas.

Porém, de acordo com o engenheiro Ricardo Madalena, se a alternativa for a de manter a linha do jeito que está, haverá necessidade de se realizar várias obras de apoio ao trânsito, por meio de passagens inferiores ou superiores, conforme estabelecido no programa de campanha do prefeito Zé Maria, visando acabar com as PNs – Passagens em Nível. Ele disse também que dificilmente o trecho Itirapina-Brotas será alterado, ou seja, deverá ser mantido como está.

De acordo com Emanoel Junior, com a plena atividade da Cosan – Rumo Logística, muito em breve as composições da ALL terão cerca de 250 vagões, que circularão pela linha existente de uma em uma hora e, portanto, a empresa que opera a ferrovia, está buscando parcerias junto ao DNIT e Prefeitura de Itirapina para dar uma solução rápida e definitiva para os problemas existentes.

O prefeito Zé Maria voltou animado da reunião em razão das possibilidades reais de Itirapina receber grandes investimentos do governo federal, através do DNIT para dar uma solução definitiva aos problemas enfrentados com as passagens em nível da ferrovia.

Zé Maria disse também que, por outro lado, ficou muito triste, pois foi comunicado durante a reunião, que todo esse problema já poderia ter sido resolvido, mas o prefeito anterior, jamais se interessou em solicitar projetos e obras ao DNIT para resolver essa questão, ou seja, nunca compareceu a esse órgão federal para reivindicar soluções.

Para finalizar, a equipe itirapinense registrou que carece urgentemente dessas diretrizes e decisões do DNIT e ALL para definir o plano de investimentos da cidade nos próximos 4 anos, principalmente em razão das adiantadas negociações para construção de 500 casas populares no lado de cima do bairro Vale Verde e de muitas outras obras nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e esportes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x