19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Prefeitura chama 67 médicos, mas ainda apresenta déficit em especialistas

Prefeitura chama 67 médicos, mas ainda apresenta déficit em especialistas

15/08/2019 09h22 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Prefeitura chama 67 médicos, mas ainda apresenta déficit em especialistas

A Prefeitura divulgou ontem, 14, em coletiva, a convocação de 67 médicos que devem ingressar na Rede Básica de Saúde. Mesmo com as contratações, a administração admite que ainda faltam especialistas.

Participaram do anúncio o prefeito Airton Garcia (PSB) e o secretário de Saúde, Marcos Palermo. Os profissionais convocados atuarão no Centro Municipal de Especialidades Médicas (Ceme), nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde. “O número ainda não é o suficiente para completarmos as escalas médicas, mas há um avanço”, ponderou Palermo. “Precisamos continuar com os processos seletivos e concursos para atender as demandas. Agora, conseguiremos colocar um ginecologista no Cidade Aracy que é uma área que necessita de atendimento”, prosseguiu o secretário de Saúde. Gastroenterologista, ginecologista, clínica médica, saúde da família, vascular e alergologia são algumas especialidades convocadas para trabalharem na Prefeitura.

Urgência

As três UPAs e o Samu necessitam de 142 plantões/mês a serem cobertos. Com essas convocações, a cidade ainda carece de, aproximadamente, 90 plantões para fecharem o ciclo. “A empresa que complementa a escala de plantonistas tem feito um trabalho de excelência para a Prefeitura dando ao cidadão um atendimento adequado, especialmente na urgência, conseguimos, na maioria das vezes, reverter paradas cardiorrespiratórias, AVCs, graças ao trabalho de equipe realizado”, disse. “Mesmo com o apoio dos médicos que prestam serviço via Organização Social, a nossa prioridade são os médicos concursados na escala de plantão”.

Sobre o Ceme, o secretário de Saúde destacou que os concursos anteriores contemplaram algumas necessidades, mas ainda faltam especialistas, como ginecologistas, vasculares, pediatras e psiquiatras. “Precisamos de pelo menos mais dez médicos para resolver essa questão, contudo é fundamental também melhorar e fortalecer a equipe de enfermagem que é responsável pela sequência do tratamento. São Carlos, hoje, é uma fonte pagadora, temos um planejamento, vamos começar obras no Zavaglia e finalizar até o ano que vem o CDHU, portanto é um convite para os médicos atuarem por aqui”, disse.

O prefeito Airton Garcia também é realista. Ele enaltece a contratação de novos médicos, mas ressalta que não resolverá os problemas da saúde. “Trabalhamos para melhorar o atendimento, mas todos os dias surgem dificuldades na saúde e precisamos estar preparados para lidarmos com isso”, explicou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x