26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Prefeitura deve encaminhar projeto de federalização até o fim do mês

Prefeitura deve encaminhar projeto de federalização até o fim do mês

05/02/2014 22h50 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Prefeitura deve encaminhar projeto de federalização até o fim do mês

O procurador geral do município, Waldomiro Bueno de Oliveira, informou que a Prefeitura de São Carlos finaliza a parte legal do processo de federalização do Hospital-Escola Municipal “Horácio Carlos Panepucci” (HE).

 

De acordo com o procurador jurídico, a preparação dos documentos que amparam a transferência do HE para o governo federal estão na sua fase final. “Esperamos que até o final do mês, o projeto pronto seja encaminhado para a Câmara. A legalização dos documentos é um processo complexo, que não envolve apenas a Prefeitura, mas a Universidade Federal de São Carlos, os ministérios da Saúde e Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares”, explicou Waldomiro Bueno.

A federalização do HE começou a ser discutida, efetivamente, em novembro do ano passado, em encontro com a diretora da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Jeanne Liliane Marlene Michel, a São Carlos.

Com a federalização do hospital, os investimentos da saúde em São Carlos são estimados em R$ 100 milhões. Com o Hospital Escola funcionando por completo, os residentes poderão aprimorar conhecimentos e desenvolver atividades em São Carlos, fortalecendo o atendimento do Serviço Único de Saúde (SUS) em São Carlos.

A cidade contará com 1.500 profissionais contratados e um universo de outros mil profissionais atuando diretamente no Hospital Escola.

Serão pelo menos 130 residentes circulando não só pelo hospital, mas também reforçando o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

O reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, disse que aguarda com ansiedade o envio do projeto à Câmara. Ele lembrou que o prefeito Paulo Altomani (PSDB) informou ao ministro da Saúde Alexandre Padilha sobre o encaminhamento do processo de federalização e a expectativa de enviar o projeto, o quanto antes, à Câmara. “A nossa expectativa é que até janeiro de 2015, a Ebeserh esteja administrando o hospital. Com isso podemos desenvolver o internato dos alunos do curso de Medicina na unidade. Esperamos que esse processo seja concluído o quanto antes para que não haja interferência do processo eleitoral”, destacou o reitor da UFSCar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x