26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Prêmio da Fiesp reconhece as ações da Prefeitura

Prêmio da Fiesp reconhece as ações da Prefeitura

07/06/2012 15h43 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Prêmio da Fiesp reconhece as ações da Prefeitura

Qualidade e eficiência das ações que a Prefeitura de São Carlos vem executando. Basicamente é este o diferencial que levou São Carlos a receber destaque no Prêmio “Municípios que fazem render mais”, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), durante cerimônia realizadaem São Paulona última segunda-feira (4).

 

O prêmio foi entregue ao prefeito Oswaldo Barba, que esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, e do deputado Federal, Newton Lima.

O prefeito Barba destaca o fato de que o prêmio foi dado por uma entidade empresarial, que está realizando avaliações em municípios de diversos estados. “São Carlos já é destaque e isso só vem confirmar a gestão de qualidade e transparência que está sendo executada”, ressaltou o prefeito, que recebeu também, por três anos consecutivos, o Prêmio de Prefeito Inovador, do Movimento Brasil Competitivo, também liderado por empresários do país.

Os municípios participantes, que foram 74 de um total de 645 que o estado de São Paulo possui, passaram por 4 etapas de avaliação realizadas por um comitê técnico da Fundação Getúlio Vargas.

De modo geral, o processo baseou-se em 7 critérios: sustentabilidade e capacidade de institucionalização, transparência, participação popular, contribuição para o desenvolvimento local, custeio, qualidade do investimento, responsabilidade fiscal e social.

O objetivo do prêmio foi avaliar o trabalho desenvolvido pelos municípios no que tange os critérios estabelecidos, no interior das políticas públicas e ações executadas nessas cidades. Durante o processo, as prefeituras dos municípios que aceitaram participar da seleção agiram com transparência, respondendo a questionários e ainda receberam a visita de técnicos da fundação, que puderam conhecer e avaliar essas cidades.

De acordo com o secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Rosoé Donato, após a avaliação das cidades, os técnicos puderam apontar quais os “municípios que fazem render mais”, demonstrando qualidade e eficiência das políticas públicas aplicadas, ou seja, das ações que colocam em prática.

 

Diferenciais – Todas as áreas do município foram avaliadas pela comissão técnica da FGV e obtiveram reconhecimento de suas práticas de gestão dos recursos públicos, valorizando o serviço que é oferecido à população são-carlense. Como exemplo, é possível citar a área de Agricultura, que foi elogiada por seu sistema de gerenciamento da merenda escolar, sendo esta produzida com alimentos obtidos diretamente do pequeno produtor. Superando os 30% de compra direta de produtos da agricultura familiar, que é sugerido pelo Governo Federal (São Carlos já adquire quase 40%), esta política pública foi enaltecida por oferecer produtos sustentáveis, gerando ainda emprego e renda aos agricultores.

Outra área de destaque foi a Saúde por instalar o sistema de agendamento de consultas, em que um profissional liga para os pacientes confirmando o horário. Além disso, o sistema permite medir a qualidade da saúde municipal, já que um período após a consulta um profissional retorna a ligação para o paciente, buscando sua opinião sobre o serviço. Destaque ainda para a Educação, que possui um sistema informatizado, demonstrando as vagas existentes na cidade.  

São serviços que, de acordo com a comissão técnica da FGV, fazem de São Carlos um município que rende mais.

 

FGV – “O difícil e zeloso processo de pesquisa envolveu cerca de 60 pessoas ao longo de mais um ano, em três comitês independentes que avaliaram questionários e indicadores públicos. As particularidades de cada município também foram levadas em conta, de maneira apartidária”, explicou durante o evento o professor de Ciências Políticas da FGV-SP, Francisco Fonseca, que fez questão de agradecer todos os 74 municípios que se inscreveram. “Esses municípios tiveram a coragem de abrir suas contas e programas para que pudéssemos avaliar”, explicou. (Leia mais sobre o prêmio e conheça os demais municípios participantes no site da Fiesp ou direto no link: http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2012/06/04/processo_avaliacao_municipios_render.ntc)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x