17 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > PSDB deixa seus vereadores livres para votar projetos do governo municipal

PSDB deixa seus vereadores livres para votar projetos do governo municipal

Presidente do diretório tucano de São Carlos, advogado Waldomiro Bueno, disse que Rodson Magno e Marquinho Amaral terão votos independentes

07/01/2021 06h43 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
PSDB deixa seus vereadores livres para votar projetos do governo municipal Foto: Hever Costa Lima

O presidente do diretório do PSDB de São Carlos, o advogado Waldomiro Bueno, disse que os vereadores eleitos do partido na Câmara Municipal, Rodson Magno e Marquinho Amaral, terão independência de voto e posicionamento aos projetos do governo de Airton Garcia, entendendo e mantendo um procedimento de apoiar tudo o que beneficia o município.

O PSDB concorreu às eleições majoritárias do ano passado com o candidato Netto Donato que conquistou o segundo lugar com 17.882 votos em um universo de 186,8 mil eleitores registrados pela Justiça Eleitoral. No pleito do ano passado, 131 mil compareceram às urnas, taxa de abstenção de 29,9%.

PRIMEIRA PÁGINA – O PSDB já se posicionou em relação ao governo de Airton Garcia? O partido terá na sua bancada da Câmara uma posição de oposição, independente ou conciliadora?

WALDOMIRO BUENO – O PSDB respeita a posição de independência dos seus vereadores, entendendo e mantendo um procedimento que devemos apoiar tudo o que beneficia o município.

PP – O partido ficou pela segunda vez em segundo lugar nas eleições majoritárias. Quais os erros que a campanha mostrou para essa colocação no voto do eleitorado?

BUENO – Essas eleições foram totalmente atípicas, uma grande parte dos eleitores se mostrava decepcionada com a política e políticos que se apresentaram para administrar o município. Notávamos isso durante a campanha e acabou sendo confirmado no dia das eleições, mais de 55.000 eleitores não compareceram para votar. Dos que compareceram para votar, por volta de 14%, votaram em branco e anularam seus votos. Portanto eu entendo que faltou um discurso com mensagem focada no anseio desses eleitores.

Acredito que precisamos iniciar um contato maior com os eleitores que não aceitaram nenhuma das propostas que foram debatidas nessas eleições, ouvir o que eles esperam dos que pretendem serem escolhidos como gestor do município.

PP – São Carlos tem um perfil tradicional perante os dados do Cartório Eleitoral que aponta um posicionamento conservador. O PSDB não se configura dentro desse conceito?

BUENO – O PSDB não tem um perfil totalmente conservador agora. Eu acredito que os eleitores não estão preocupados se os candidatos são conservadores ou não. Nós já tivemos prefeitos conservadores, de centro, e de esquerda, acredito que a maioria dos eleitores quer alguém que apresente propostas viáveis de serem executadas, mas, que atendam suas expectativas.

PP – O Netto Donato continua como a estrela do partido? É nele a aposta do PSDB?

BUENO – Eu não gosto do termo estrela, mas sim liderança e sem dúvida alguma ele é uma liderança do PSDB, como também o deputado Lobbe Netto, como os vereadores Marquinho Amaral e o Rodson Magno. Temos também a Laide Simões da UIPA que já teve vários mandatos como vereadora, entre outras lideranças do PSDB.  Apostamos nas nossas lideranças, respeitando os projetos políticos de cada uma delas.

PP – Para as eleições proporcionais em 2022, o diretório já articula os seus candidatos? Donato estaria nesse elenco de concorrentes a deputado estadual e federal?

BUENO – Sim, termina uma campanha, começam as articulações para a próxima e, com certeza todas as nossas lideranças estão no elenco.

PP – O financiamento das campanhas políticas mudou consideravelmente na última década. Qual a estratégia do partido para promover os seus candidatos?

BUENO – Entendo que mudou para melhor inclusive, ficou um pouco mais igualitária. Entendemos que a militância do partido terá um papel fundamental nessa empreitada, temos que trabalhar muito próximo das nossas lideranças, conquistar novas lideranças em áreas estratégicas, temos que ter lideranças em todos os bairros, mantendo contato permanente com essas pessoas, promovendo seminários e cursos de formação entre outras plataformas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x