25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > PSDB é o partido que mais elegeu prefeitas e vereadoras

PSDB é o partido que mais elegeu prefeitas e vereadoras

O partido pode ampliar ainda mais o número de prefeitas, superando a marca de 2014

24/11/2020 10h42 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
PSDB é o partido que mais elegeu prefeitas e vereadoras Foto: Divulgação / PSDB

O PSDB de São Paulo ampliou em 57,9% o número de mulheres eleitas neste ano se comparado ao pleito de 2016 e é o partido que mais elegeu representantes mulheres nas eleições municipais. No último domingo, 15/11, foram eleitas 197 vereadoras e 13 prefeitas em primeiro turno. Na eleição de 2016 foram 119 vereadoras e 14 prefeitas eleitas.

O partido pode ampliar ainda mais o número de prefeitas, superando a marca de 2014 caso Solange Freitas (São Vicente) e Raquel Chini (Praia Grande) saiam vencedoras na disputa em seus municípios no segundo turno. Ambas encerraram o primeiro turno na liderança da disputa em suas respectivas cidades.

O partido foi também o que mais elegeu mulheres entre todos os partidos em São Paulo. Levando em consideração as prefeitas eleitas, o PTB foi o segundo colocado, com 8 eleitas. No caso das vereadoras, o segundo partido com maior número de eleitas é o DEM, com 121 parlamentares.

Para a presidente do PSDB Mulher São Paulo, Edna Martins, o resultado é fruto da determinação das mulheres e do suporte e incentivo partidário à participação feminina na política. Foram cursos, lives e publicações para levar suporte às candidatas antes e durante o período eleitoral. “O PSDB Mulher vem ganhando força e espaço no partido. Claro que sabemos que é preciso avançar ainda mais e estamos preparadas para isso”, disse Edna.

Segundo o presidente estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi, aumentar a participação de mulheres foi uma prioridade do governador João Doria desde a eleição da atual Executiva. “Trabalhamos para atrair mulheres capazes, preparadas e dispostas a lutar pelas bandeiras do PSDB, como priorizar a primeira infância, educação e saúde de qualidade, incentivo ao empreendedorismo, entre outras. O resultado é o melhor possível, mas não vamos parar por aí. Queremos ainda mais mulheres na política, com representação, mas, acima de tudo, com representatividade”, afirmou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x