26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Rebelatto assume Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Rebelatto assume Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

18/02/2012 13h46 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Rebelatto assume Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

O ex-reitor da UFSCar, professor José Rubens Rebelatto, foi nomeado na última quarta-feira, 15 de fevereiro, pela presidente da República, Dilma Rousseff, como presidente da recém criada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A empresa pública de direito privado vai cuidar da gestão dos 46 hospitais universitários federais do país e é resultado do Rehufis (Programa de Reestruturação dos Hospitais Federais). 

Fisioterapeuta e doutor em educação, pela PUC-Camp, Rebelatto e reitor da UFSCar entre 1996 e 2000, ele terá agora a missão de implementar a nova empresa. Ex-diretor dos Hospitais Federais e Residência em Saúde através do Ministério da Educação, Rebelatto terá que escolher 5 diretores, definir local, espaço físico e iniciar o trabalho.

 

 “O desafio é grande, pois é uma empresa inovadora. Vou entrar em contato com as universidades federais para trabalharmosem conjunto. Estaempresa é uma conseqüência do trabalho que já estamos realizando com relação à reestruturação da rede de hospitais universitários das federais”, comenta Rebelatto.

 

Ele afirma que somente conseguiu chegar a tal presidência graças ao apoio do deputado federal Newton Lima (PT-SP) e do prefeito Oswaldo Barba. “O mais importante é que vamos poder apoiar também a região de São Carlos. Vamos buscar contribuir muito para o futuro do Hospital Escola, que está sendo concluído”.

 

O deputado federal Newton Lima não escondeu sua felicidade. “Fiquei muito feliz por ter ajudado a aprovar na Câmara Federal a Medida Provisória encaminhada por Lula e pelo ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, que resolve definitivamente a situação de todos os Hospitais Universitários do Brasil, usando o modelo exitoso de empresa pública do Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Este é um sonho que os reitores das universidades federais acalentavam desde a época em que fui presidente da Andifes”.

 

A nomeação de Rebelatto foi, para o parlamentar petista, a cereja no bolo. “Fico ainda mais feliz pelo fato da presidenta Dilma Rousseff ter escolhido para presidir a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) o meu amigo, meu vice-reitor e depois reitor da UFSCar José Rubens Rebelatto, pelo mérito de ter sido ele, trabalhando pelo Ministério da Educação, o grande formulador do Projeto de Lei sobre a criação da Ebserh, encaminhado ao Congresso e transformado em lei.”

 

O prefeito Barba também comemorou ontem a nomeação de Rebelatto. “É um reconhecimento ao trabalho que o professor José Rubens vem fazendo. Hoje ele já é coordenador do setor de hospitais universitários pelo MEC. Com a criação de uma empresa para coordenando todos os hospitais universitários considero muito importante nossa presidente Dilma reconhecer o trabalho do professor e nomeá-lo para este importante cargo. Sem dúvida, é um grande avanço na questão dos hospitais universitários, que são importantíssimos tanto para a formação de novos médicos quanto para o atendimento de saúde da população em todo o Brasil”.

 

Barba afirma que a federalização do Hospital Escola “Horácio Panepucci” é uma das alternativas para o seu pleno funcionamento. O prefeito acredita que a criação da nova empresa é um facilitador neste caminho. “É um assunto que está sendo debatido em Brasília”. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Marcos Pereira
Marcos Pereira
12 anos atrás

Quando se dará a implantação desta empresa na UFRJ? Está caindo aos pedaços e o salário e condiçoes de rabalho são de péssima qualidade.

JOSE MARTINS FILHO
JOSE MARTINS FILHO
11 anos atrás

QUANTO EM RELAÇAO OS FUNCIONARIOS QUE PRESTA SERVIÇOS A MAIS DE 15 ANOS COMO FICA ASITUAÇAO?

MAGALI
MAGALI
11 anos atrás

Os trabalhadores que já estão nos hospitais o que iram acontecer com eles?

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x