26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Relatório da CPI da Saúde é apresentado na Câmara Municipal

Relatório da CPI da Saúde é apresentado na Câmara Municipal

Em relação aos gastos com a pandemia, a CPI entendeu que não houve dolo, porém fez apontamentos

26/01/2022 00h05 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Relatório da CPI da Saúde é apresentado na Câmara Municipal

Durante a sessão da Câmara desta terça-feira (25), após quase um ano de abertura, houve a entrega do relatório da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) para apurar os gastos da Prefeitura com a Saúde durante a pandemia da Covid-19. O documento foi redigido pelo vereador Elton Carvalho (Republicanos).

Em relação aos gastos com a pandemia, a CPI entendeu que não houve dolo. Porém, a CPI entendeu que os recursos poderiam ter sido aplicados com mais eficiência. Após análise documental, a CPI fez constatações de irregularidades cometidas pelo poder público municipal, que deverão ser apuradas pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

As constatações foram: falta de controle e possível subutilização na contratação do Hotel San Siro (alugado para alojar profissionais de Saúde durante a pandemia); possível omissão ou conluio  de agentes públicos para furto de cabos elétricos no Ginásio Milton Olaio Filho (usado como Hospital de Campanha/Covidário); ocorrência de inconsistências na vacinação; vício na contratação de empresa do sobrinho do ex-secretário municipal de Esportes e Cultura, atual vice-prefeito Edson Ferraz. Além disso, a CPI também destaca as possíveis fraudes em contratações realizadas pela PROHAB, conforme apontado pelo advogado Luis Donizetti Luppi.

Por fim, houve o apontamento de melhorias ocorridas durante a CPI, como a reabertura da UPA Santa Felícia para atendimento à população, testagem em massa no bairro Cidade Aracy; acomodação de pacientes que aguardavam leitos nas UPAs, sendo transferidos para a Santa Casa; aquisição de enxovais e cobertores e apontamento de melhorias a serem realizadas por meio da Secretaria de Saúde.

A CPI teve como presidente o vereador Marquinho Amaral, relator Elton Carvalho (Republicanos) e membros Azuaite França (Cidadania), Bruno Zancheta (PL) e Dé Alvim (Cidadania).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x