20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Relatório da OEA reconhece transparência

Relatório da OEA reconhece transparência

No relatório apresentado, a OEA cumprimentou a Justiça Eleitoral pela realização das eleições municipais num cenário complexo

20/11/2020 13h15 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Relatório da OEA reconhece transparência Foto: Divulgação / TSE

Como em toda eleição, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo recebeu integrantes da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), para acompanharem o processo eleitoral brasileiro. Os observadores conheceram a urna eletrônica e tiraram dúvidas sobre a organização e funcionamento das eleições junto a secretários, assessores e técnicos do TRE.

No relatório apresentado, a OEA cumprimentou a Justiça Eleitoral pela realização das eleições municipais num cenário complexo, com os múltiplos desafios impostos pela pandemia.

Os integrantes da Missão observaram o processo de votação desde a abertura até o fechamento das urnas, a impressão de boletins de urna e a transmissão dos resultados. Destacaram o acerto de aumentar o horário de votação em uma hora, em razão da pandemia. Relataram que, apesar do atraso na totalização dos votos pelo TSE, a divulgação de resultados definitivos foi rápida e não comprometeu a integridade do sistema eleitoral.

O profissionalismo dos mesários e outros colaboradores da Justiça Eleitoral também foi lembrado pelos observadores internacionais, que detalharam o plano de segurança sanitária aplicado nestas eleições em todos os locais de votação.

A Missão registrou ainda que a participação política das mulheres é tímida, apesar de representarem a maioria do eleitorado, mas que têm sido adotadas medidas legislativas para estimular o maior engajamento feminino nos quadros institucionais. Além disso, a OEA elogiou as parcerias que a Justiça Eleitoral realizou com plataformas digitais, agências de checagem, empresas de telecomunicação, jornalistas e a sociedade civil para combater a disseminação de notícias falsas.

“A Missão parabeniza a abertura, os esforços de diálogo permanente e a atuação do TSE, que implementou medidas de curto, médio e longo prazo, conseguindo ampliar o alcance de notícias verificadas e conscientizar os cidadãos”, diz o relatório, que termina reiterando o profissionalismo de autoridades eleitorais e funcionários, “pelas demonstradas transparência e receptividade à observação eleitoral internacional”.

A Missão da OEA continua no Brasil para observar o segundo turno das eleições municipais, a ser realizado no dia 29 de novembro em 57 cidades, 16 delas no Estado de São Paulo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x