20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Reunião pode agilizar parceria entre Prefeitura e UFSCar

Reunião pode agilizar parceria entre Prefeitura e UFSCar

23/04/2013 23h17 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Reunião pode agilizar parceria entre Prefeitura e UFSCar

Será realizada nesta quarta-feira, 24, a partir das 10h30, uma reunião na Prefeitura Municipal de São Carlos para tratar do convênio que deve viabilizar a presença dos estudantes do Curso de Medicina de São Carlos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Secretaria Municipal de Saúde. Os presidentes da Comissão de Saúde do Legislativo, Lineu Navarro (PT), e de Educação, Ditinho Matheus (PMDB), além do presidente da Casa, Marquinho Amaral (PSDB), receberão uma comitiva de estudantes de Medicina, às 10h15, no Edifício Euclides da Cunha, de onde partirão para o Paço Municipal, onde deverão se reunir com o secretário municipal de Governo, Júlio Soldado.

 

 

MAIS AGILIDADE – O objetivo do encontro é acelerar a conclusão e envio ao Poder Legislativo do projeto de lei que autoriza o convênio entre a Prefeitura e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) para oficializar a parceria entre a universidade e o Poder Executivo que vai regulamentar a atuação dos médicos que atendem nas unidades de saúde como preceptores, ou seja, recebendo os estudantes da universidade durante as consultas que realizam.

Uma primeira versão desse documento havia sido entregue ao secretário municipal de Saúde, Edilson Abrantes, no início deste ano, a partir da identificação, pela universidade, da necessidade de tratamento mais específico à questão da preceptoria, já abordada no convênio geral firmado com a Prefeitura Municipal de São Carlos em janeiro de 2007.

 

SESSÃO DA CÂMARA – Um grupo de aproximadamente 50 estudantes de Medicina participou da sessão da Câmara Municipal, para pedir o apoio dos 21 vereadores em suas reivindicações. Representando os universitários estava Ana Flávia Marcelino Ricetto, do quarto ano de Medicina da UFSCar. “Estamos aqui pela terceira vez consecutiva, aguardando o projeto de lei que ainda não foi apresentado”, reclamou ela.

O objetivo é que sejam retomadas as condições operacionais, nas unidades da rede pública de Saúde do município, para que os estudantes possam reiniciar suas atividades de formação nesses locais.

Ana Flávia comentou sobre a greve que promovem e lamentou a demora no atendimento de suas reivindicações. “Infelizmente saímos de novo no meio da sessão sem uma solução. Estamos em greve há 40 dias. Se não tivermos a rede básica municipal de saúde como cenário de prática e sem ter os médicos da rede como preceptores, vamos ter a paralisação do curso. O rompimento deste convênio representa o fim do curso de Medicina da UFSCar”, ressaltou ela.

 

SOLUÇÃO  – O projeto de lei autorizando o convênio entre a Prefeitura Municipal de São Carlos e a UFSCar, oficializando a atuação dos médicos que atendem na Rede Básica Municipal de Saúde como preceptores, ou seja, recebendo os estudantes da universidade durante as consultas que realizam, poderá ser votado ainda esta semana em sessão extraordinária. A proposta foi feita na sessão de ontem pelo vereador Antonio Carlos Catharino (PTB). “Temos que agilizar esta votação, com a convocação de uma extraordinária ainda esta semana para evitar que o assunto fique para a semana que vem”, afirmou o experiente parlamentar, arrancando aplausos dos estudantes que participavam da sessão da Câmara.

Para o presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (PSDB), esta questão da parceria entre Prefeitura e UFSCar é uma novela que precisa terminar, pois os estudantes de Medicina não podem continuar sendo prejudicados com tanta demora. “Vamos cobrar o secretário de Governo para que este projeto seja enviado para a Casa de Leis o mais rápido possível”, afirmou Marquinho. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x