19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Ronaldo acompanha treinamento do Cerest

Ronaldo acompanha treinamento do Cerest

19/07/2012 08h24 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ronaldo acompanha treinamento do Cerest

O vereador Ronaldo Lopes (PT) acompanhou na manhã de quarta-feira, 18, mais uma etapa da aplicação de sua lei (16.089/12), que trata da obrigatoriedade de notificação de todos os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que as Unidades de Pronto-Atendimento Médico atenderem, ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest.

 

Desta vez o vereador acompanhou o segundo de quatro dias de treinamento realizado pelo Cerest de Araraquara direcionado à equipe da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. O treinamento tem como objetivo capacitar estes profissionais para que se adequem às novas obrigatoriedades propostas pela lei,como o preenchimento do Relatório de Atendimento ao Acidentado de Trabalho (Raat) e o devido encaminhamento do mesmo ao Cerest.

Ronaldo Lopes, após acompanhar a repercussão dos diversos acidentes ocorridos nos últimos meses, inclusive o acidente que ocorreu em Ibaté na última quinta-feira (12) que resultou na morte de um trabalhador, pôde perceber que a aplicação de sua lei entrou em vigor no momento em que mais se fez necessária. Preocupado com os trabalhadores, e percebendo a magnitude do problema que é o acidente de trabalho no município de São Carlos o vereador ressalta: “Nós temos diversos desafios no que tange a questão trabalhista, um deles é a aplicação da lei em nosso município, que nos possibilitará a obtenção dos números de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais mais próximos aos reais. O outro é a conscientização da classe trabalhadora para que compreenda que o preenchimento do Raat e do CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) são procedimentos que servem para proteger o trabalhador e não para prejudicá-lo.Essa realidade só será alterada no momento em que os sindicatos aumentarem sua preocupação com a prevenção de acidentes de trabalho, juntamente a uma mudança de postura dos empresários em relação a esse aspecto.” 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x