20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Ronaldo apresenta proposição para Conselho

Ronaldo apresenta proposição para Conselho

25/04/2012 10h00 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ronaldo apresenta proposição para Conselho

O vereadorcomo líder de bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) apresenta hoje (24) oprojeto de lei que alterar o número de componentes do Conselho Municipal deEconomia Solidária, que passará a ser constituído por 20 conselheiros, sendodez representantes do Poder Público e dez representantes da sociedade civil, enão 18 como está estabelecido pela Lei Municipal n.º 15.853, de 11 de outubrode 2011.

A alteração é para que a área de Saúde participe do conselho na deliberação de projetos depolíticas públicas que serão geridas pelo Centro Economia Solidária. O projeto visa lei redefinir a Lei para que em 5 de maio,quando será realizado o primeiro Conferência o de Economia Solidária da cidade, a legislação possa dar suporte a escolha dos conselheiros para um mandato de dois anos.

O vereador Ronaldo Lopes considera que o Centro Público de Economia Solidária de Produção vempara garantir a consolidação de iniciativas no campo da Economia Solidária,estimulando o crescimento econômico sustentável, com inclusão social e redistribuição de renda. Esse equipamento público é uma forma de abrigar atividades produtivas de trabalhadores organizados em Empreendimentos de Economia Solidária.

Trata-se de uma oportunidade real de geração de trabalho e renda, com crescimento econômico e inclusão social. “É uma experiência ousada como política pública, que vem promover a autonomia econômica e financeira dos trabalhadores”, ressaltou Lopes o ao comentartambém que o projeto oferece aos trabalhadores subsídios como assistência técnica, acesso ao crédito e do apoio ao empreendedorismo.

O Centro Público de Produção será de fundamental importância para a criação de oportunidadesde geração de trabalho e renda, a partir da garantia de infraestrutura para execução de atividades produtivas, possibilitando o alicerce de novas baseseconômicas e sociais de desenvolvimento local.

 

Construindo Autonomia

Uma dessas oportunidades já está acontecendo. O projeto “Mulheres Construindo Autonomia” que oferece umacapacitação das trabalhadoras para uma atuação qualificada no trabalho da construção civil, aumentando suas oportunidades de atuação profissional econdições de obtenção de renda e, consequentemente, a construção de uma vida digna.

Uma surpresa positiva foi registrada na solenidade de abertura do curso de construçãocivil, exclusivo para mulheres com o excesso de inscrição que quase o dobro pulando de 150 vagas iniciais para a primeira turma para277 inscritas. Outras 140mulheres aguardam a abertura de uma segunda turma.

Para tanto está realizando um curso profissionalizante na área destinado para mulheres.Além disso, posteriormente, oferece a possibilidade de formar empreendimentos com as profissionais recém formadas, que pretendam fazer parte de cooperativaou associação para entrar no mercado de trabalho. Neste primeiro semestre de2012 acontecem as aulas teóricas, com os temas relações de gênero, matemática aplicada à construção e economia solidária.

No segundo semestre serão realizadas as aulas práticas dividindo as mulheres, atualmenteseparadas em quatro turmas, por área de interesse, sendo elas, pintura de paredes, assentamento de tijolos (alvenaria), aplicação de pisos e azulejos,carpintaria e hidráulica.

Segundo informação da Prefeitura o Centro Público de Economia Solidária de Produção no Santa Felíciaestá previsto para ser inaugurado no final de maio.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x