15 de Junho de 2021

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Roselei conhece projeto da escola Sebastião de Oliveira Rocha

Roselei conhece projeto da escola Sebastião de Oliveira Rocha

A técnica que a escola pretende implantar reduz o consumo de água em até 90% se comparada aos sistemas convencionais

11/06/2021 12h16 - Atualizado há 4 dias Publicado por: Redação
Roselei conhece projeto da escola Sebastião de Oliveira Rocha Fotos: Divulgação / Câmara Municipal de São Carlos (SP)

O presidente da Câmara de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), foi convidado pela direção da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha a conhecer o projeto de Aquaponia idealizado pelos professores Lutércio Duarte e Ana Paula de Oliveira.

Recebido pelos professores e pela vice-diretora Priscila Micelle na quarta-feira (9), Roselei esteve na unidade para conhecer o projeto. A aquaponia combina a prática da aquicultura – produção de organismos vivos na água – com a hidroponia – cultivo de plantas sem solo, geralmente hortaliças.

A técnica que a escola pretende implantar reduz o consumo de água em até 90% se comparada aos sistemas convencionais. O objetivo é a criação de peixes e o plantio de verduras. “Agora na pandemia essa pode ser uma alternativa para suprir muitas famílias de alimentos básicos”, explicou Lutércio.

“O projeto vai permitir formar alunos em várias áreas do conhecimento e desenvolver habilidades em ciências da natureza e exatas”, destacou a professora Ana Paula. Para implantar o sistema, serão necessários 1 caixa d´água de 1 mil litros, barris de 200 e 100 litros, bomba, encanamentos, pedra brita, argila, entre outros materiais, além dos alevinos.

De acordo com o professor Lutércio, com um sistema deste porte é possível criar até 100 peixes. Os peixes são colocados dentro de um tanque e alimentados com ração. Os animais produzem dejetos que são misturados à água e bombeados em direção a um filtro capaz de limitar as impurezas sólidas e permitir apenas a passagem da água, que, com o trabalho das bactérias, fica repleta de nutrientes.

“Eu tenho uma relação muito próxima com a Educação e fico muito feliz de ser lembrado para contribuir com projetos tão bonitos como esse”, salienta Roselei. “O professor Lutércio me deu aula em Santa Eudóxia e sem dúvidas é um dos responsáveis por eu ter me tornado vereador”, lembrou o parlamentar.

O presidente da Câmara se comprometeu a buscar apoio para implantar o projeto de Aquaponia. O valor estimado para implantar o projeto é de cerca de R$ 2 mil. “Vou buscar parceiros que se interessem em contribuir e ajudar a colocar essa ideia em prática”, disse Roselei.

Sustentabilidade – A escola Sebastião de Oliveira Rocha já possui um sistema de reaproveitamento de resíduos orgânicos por meio de biodigestão anaeróbica. O processo produz biofertilizante natural e gera gás metano para abastecer a cozinha da escola. O produto é engarrafado e vendido à comunidade. O projeto foi desenvolvido pelo clube de ciências Tesla e foi o vencedor na categoria ensino médio do Prêmio Destaque Educação 2020.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x