25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Sacomano quer radicalizar parcerias com universidades

Sacomano quer radicalizar parcerias com universidades

02/06/2012 08h24 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Sacomano quer radicalizar parcerias com universidades

O professor universitário José Benedito Sacomano Partido Pátria Livre (PPL) prega a radicalização de parcerias com as universidades. Sacomano, professor-doutor da USP em Engenharia e pós-graduado em Economia, será candidato a vice na chapa de Oswaldo Barba ou então candidato a prefeito nas próximas eleições. “Chegou minha hora. Como já dizia Geraldo Vandré, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Sacomano prega um governo com secretários que tenham conhecimento inquestionável na área do conhecimento em que atua e assegura que vai buscar estas cabeças nas universidades de São Carlos. Segundo ele, não pode existir mais, em pleno Século XXI, pessoas incompetentes dando ordem as servidores municipais de carreira. “A vitória de Newton Lima em 2000 foi uma inflexão no modelo político de então. Minha vitória representará uma nova inflexão, um novo modelo”, resume ele.

Quanto a governos de coalizão, chamados popularmente de “balaios de gato”, movido pelos interesses de partidos e caciques políticos, Sacomano faz algumas analogias. “Quando uma carroça é puxada por quatro burros e um deles teima em seguir um caminho diferente dos demais a carroça não sai do lugar. Quando um carro tem algum problema no seu pistão, no eixo ou nas rodas, ele andará mais devagar”. Segundo ele, é preciso acabar com a federação de interesses, que é maior

O professor ressalta que sua pré-candidatura nasce do programa do PPL. “A nossa candidatura a vice-prefeito com o prefeito Barba ou a prefeito é resultado de uma luta que travamos desde a década de 1990. O caráter de nossa pré-candidatura é nacionalista, de defesa da indústria nacional, ética na política. Com tudo isso, conseguimos desenvolver uma grande ação política na cidade, que foi a coligação para apoio à candidatura do então prefeito Newton Lima à reeleição em 2004”.

Sacomano vislumbra no pleito de 7 de outubro, um momento histórico quanto ao modelo de gestão de São Carlos. Tudo o que estou falando está registrado no jornal Primeira Página em muitos artigos que escrevi e assinei. Então, agora, estamos percebendo a perspectiva de uma fratura no modelo de gestão de São Carlos com o que temos hoje nas mãos. Estas coalizões amplas e esta inimizade política vêm persistindo. Os maiores atores políticos vivem se degladiando literalmente. Está na hora de um basta”.

Ele cita que ao invés de brigar, vai procurar aproximar de sua gestão gente como os empresários Paulo Altomani e Airton Garcia e também o ex-deputado federal Lobbe Neto, o ex-vereador Walcinyr Bragatto, o ex-prefeito Dagnone de Melo e outros. “Todos eles têm virtudes e temos que buscar seu apoio aos projetos da cidade de São Carlos”.

O pré-candidato revela que prepara um plano de gestão que possa unir as pessoas não em torno de interesses fisiológicos, mas sim em torno de projetos que possam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos são-carlenses. “Precisamos acabar com as negociatas com cargos, o toma-lá-dá-cá. É hora de governarmos com as competências que temos na cidade, com as nossas melhores cabeças”.

Sacomano diz que nossos adversários são os juros altos, o desemprego, a alta carga tributária e o desemprego, entre outros e não as pessoas. “Não somos adversários de quem milita na política. O que vamos buscar é o planejamento da cidade para que a população seja realmente beneficiada. Temos que cortar os supérfluos e cuidar do dinheiro público de maneira austera e sem qualquer megalomania. Estes preceitos de ação política constam todos do programa do PPL”

O professor se nega a encarar a política como “profissão”. “Eu trabalho há mais de 50 anos e não tenho a visão da política como um “meio de vida”. Eu fui secretário municipal de Desenvolvimento no governo Newton, trabalhei na Prohab com o Melo. E depois que passou o tempo para eu arrumar a casa, voltei para o meu trabalho. O meu único patrimônio é esse”.

PROGRAMA DE GOVERNO – Algumas inovações marcam o programa de governo de Sacomano. “Vamos criar um Escritório de Transparência e Controle com os membros indicados por advogados, engenheiros e contabilistas. Vamos criar o Escritório de Pesquisas de Desenvolvimento Econômico e Social. Vou convidar o professor Jorge Ioshi para dirigir este departamento. Precisamos medir a economia de São Carlos, ter uma métrica, ter números reais para planejar o futuro de São Carlos. Temos que pensar São Carlos em 20, 30 anos.”

Ele aposta também no investimento em pesquisa. “Vou me aproximar das universidades por um caminho diferente. Acreditamos que podemos gerar 40 bolsas de estudos nas mais variadas áreas do conhecimento para estudar trânsito, água e outros com pesquisas e propostas. Vamos criar a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Carlos). Eu preciso eliminar 35 cargos de confiança para ter estes recursos. E as bolsas ficam mais baratas, pois não têm encargos sociais. E vou também criar o maior Cursinho Pré-vestibular gratuito da América Latina, pagando um salário mínimo para estudantes da USP, da UFSCar e da Unicep, que tenham capacidade de ensinar”.

O pré-candidato mostra o que o leva a encarar o desafio de uma campanha eleitoral. “Governa bem quem cuida bem. O meu governo é o meu cuidado. Não tenho pretensão de ser um grande prócer político ou grande liderança. Eu quero entrar nesta campanha para ser o marco diferencial que vai romper com tudo o que há de velho na política de São Carlos. Os políticos de São Carlos são craques, mas são craques do showboll. O tempo deles já passou”.

Com relação à atual gestão, Sacomano afirma que é necessário enxugar a máquina administrativa. “A maior qualidade do governo Barba se chama Oswaldo Barba. Precisamos acabar com a federação de interesses, que é maior do que o orçamento municipal. “Dá para mostrar pela aritmética. Quando estudamos a rede, chegamos à conclusão de quanto maior o número de atores da rede, mais complicada é a governança. Vamos enxugar muito a rede para termos um nível de governança maior

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x