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São Carlos vive “apagão” de pesquisas eleitorais

Cidade não tem pesquisa registrada no TSE desde o início da campanha

28/10/2020 13h13 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
São Carlos vive “apagão” de pesquisas eleitorais Foto: Divulgação

A pouco menos de três semanas para a realização da eleição municipal, São Carlos ainda não teve nenhuma pesquisa registrada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O último levantamento registrado é de 13 de agosto, antes do início oficial da campanha eleitoral, realizado pela Rádio POP FM com a empresa Paulista Júnior Consultoria.

Em eleições anteriores, era tradição ver a EPTV, emissora afiliada da Rede Globo, realizar três pesquisas IBOPE para mensurar o cenário eleitoral de São Carlos durante a campanha. No entanto, até o momento, não se tem notícia a respeito da realização de alguma pesquisa IBOPE por parte da EPTV. O mesmo acontece na cidade vizinha de Araraquara.

Aliás, o site RCIA divulgou ontem (27) a primeira pesquisa eleitoral da cidade de Araraquara, realizada junto à empresa Engracia Garcia, sediada em Ribeirão Preto e realizada em seis regiões da cidade abrangendo cerca de 140 bairros. Segundo os organizadores a coleta de dados foi feita nos dias 16, 17 e 18 (final de semana) com 400 entrevistados e registrada sob o número 06573/2020 no Tribunal Regional Eleitoral. Ela apontou o atual prefeito, Edinho Silva (PT), liderando com 40% das intenções de voto.

ABSTENÇÃO – Na opinião de Carlos Manhanelli, mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, fundador e Presidente da ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos), as pesquisas de opinião pública podem também influenciar as taxas de abstenção do eleitorado. “As pesquisas de opinião pública podem influenciar mostrando que o candidato que o eleitor está pensando em votar está na frente, ele pode se abster do voto”.

BOATOS – Em redes sociais, circulam boatos a respeito de pesquisas internas das campanhas realizadas sem registro. Desde o dia 1º deste ano, as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas a registrar tudo no Sistema De Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) até cinco dias antes da divulgação. A divulgação irregular constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa que pode variar de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.

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