19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Senado aprova adiar eleições para 15 de novembro

Senado aprova adiar eleições para 15 de novembro

24/06/2020 07h27 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Senado aprova adiar eleições para 15 de novembro Foto: Divulgação / Senado

Proposta ainda passará por mais uma votação na casa e outras duas na Câmara dos Deputados para ser ratificada

O Senado Federal aprovou ontem (23), em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto, votado em sessão remota, foi aprovado por 67 votos a 8 (duas abstenções).

Além de transferir as eleições de outubro para novembro, a PEC permite ao plenário do TSE definir novas datas para o pleito em cidades que não tiverem condições sanitárias para votação em novembro.

Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo, para 25 de outubro. A PEC em votação no Senado adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro. Os senadores ainda precisam votar os destaques (propostas de mudança na redação) para concluir a votação da PEC em primeiro turno.

Por se tratar de emenda constitucional, o texto ainda precisa ser submetido ao segundo turno de votação. Se aprovada em segundo turno, a PEC seguirá para a Câmara dos Deputados. O adiamento das eleições tem sido discutido pelo Congresso Nacional, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por especialistas nos últimos meses.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x