20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > “Supremo foi arbitrário e feriu liberdade de expressão”, diz ativista

“Supremo foi arbitrário e feriu liberdade de expressão”, diz ativista

31/05/2020 07h27 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
“Supremo foi arbitrário e feriu liberdade de expressão”, diz ativista Foto: Divulgação

O Jornal Primeira Página falou, com exclusividade, com o ativista Rodrigo Ribeiro, um dos alvos da operação da Polícia Federal, no inquérito para investigar fake news, conduzido pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Morador de Araraquara, Rodrigo também é assessor parlamentar do Deputado Estadual Douglas Garcia, outro alvo da operação. Na opinião de Ribeiro, o inquérito é arbitrário e fere a liberdade de expressão.
“Li a decisão do mandado de busca e apreensão. Para dar uma materialidade do pedido, encontrei alguns tweets, infográficos, que o autor do inquérito fez relacionando outros nomes. Mas o meu nome eu não vi em nada, nenhuma relação com outras pessoas, para comprovar a necessidade de virem até minha casa. É um inquérito arbitrário e desconexo, que feriu gravemente e escancaradamente a minha liberdade de opinião”, relatou Ribeiro.
Ele disse ter estranhado a realização da operação em sua casa, pois não há nada que o comprometa juridicamente ou criminalmente, e enxerga motivação política. “Se o STF chegou até minha casa, foi simplesmente por eu ser assessor do deputado Douglas Garcia e por fazer parte do Movimento Conservador. Se tentarem tomar alguma medida mais dura em relação a mim, o objetivo é atacar o deputado que, além de defender o presidente Bolsonaro, defende os valores cristãos e conservadores na Assembleia”.
Na opinião de Ribeiro, a intenção do inquérito é cercear a liberdade de expressão, principalmente em redes sociais. “O que está acontecendo é uma narrativa, independente de comprovar crime ou não, para criminalizar a liberdade de expressão no Brasil, que vem sendo exercida nas redes sociais”.
Por fim, Ribeiro vê a democracia em xeque. “Se isso não for parado, se os órgãos competentes a zelar pela democracia não tomarem alguma atitude, veremos jurisprudência para que outros juízes de variadas instâncias possam cometer abusos como esse e colocar em risco a legalidade e a Constituição”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x