25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Tundisi é o primeiro secretário anunciado por Altomani

Tundisi é o primeiro secretário anunciado por Altomani

29/11/2012 11h20 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Tundisi é o primeiro secretário anunciado por Altomani

Logo após a sua diplomação, o prefeito eleito, Paulo Altomani, anunciou na última terça-feira, o nome do seu primeiro secretário. Trata-se do cientista José Galizia Tundisi, que assumirá a Pasta de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia.

 

Tundisi, que voltará para a secretaria que ocupou durante o governo do ex-prefeito Dagnone de Melo (1997-2000), terá, entre os principais projetos para a Pasta, o de transformar parques e áreas verdes da cidade em laboratórios para as escolas. “Com isso, vamos trabalhar um conjunto de assuntos como biodiversidade, meteorologia, análise da vegetação, entre outros. Vamos usar esse pessoal que tem abundantemente nas universidades”, justificou Tundisi.

Ele acredita que a ideia possa ser colocada em prática já no primeiro ano do mandato. “Todas as minhas ideias eu quero que sejam executadas mo primeiro ano. Uma pessoa da minha idade tem pressa, por razões óbvias”, falou descontraído o futuro secretário que tem 74 anos.

Os tantos títulos que acumula em seu extenso currículo fazem de Tundisi, nascido em Bariri em 2 de maio de 1938, umas das maiores personalidades do meio acadêmico são-carlense.

Ecólogo e limnólogo, formado em História Natural pela USP, em 1962, viu em São Carlos tudo o que a região poderia oferecer para o desenvolvimento de sua profissão.

Mestre em Oceanografia, pela Universidade de Southampton, em 1966, e Doutor em Ciências pela USP em 1969, além de Livre Docente em Ecologia, em 1977, pela mesma universidade, chegou a São Caros para atuar ma Escola de Engenharia como professor titular. Foi também o fundador do Instituto Internacional de Ecologia habilitado a desenvolver pesquisas científicas em limnologia e recursos hídricos.

Integrado à Sociedade Internacional de Limnologia Teórica e Aplicada, Tundisi também presidiu o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), entre os anos de 1995 e 1998.  Em 2000 ele foi o primeiro secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da história de São Carlos.

Ele é asado com a também professora Takako Matsumura Tundisi, também acadêmica a atuante na mesma área. Tundisi sempre valorizou a posição geográfica em que São Carlos se encontra, pois viabilizava acesso relativamente fácil a nascentes e rios para obtenção de pesquisas na sua área, tanto que montou juntamente com os componentes do curso de Hidráulica na região da Represa do Broa um projeto que serviu como um verdadeiro laboratório ao ar livre voltado aos estudantes. “Nossa idéia no curso é que ele fosse inovador e com grande número de componentes práticos. Esse era justamente nosso diferencial”, disse Galizia,

Ele cita que São Carlos é dinâmica sim do ponto de vista de crescimento, mas diz que o não planejamento social correto pode comprometer negativamente o meio ambiente. “Para isso pretendo montar um projeto voltado ao próximo prefeito que vise um maior estudo objetivando justamente a preservação do meio ambiente, pois aqui temos material de pesquisa e humano de muitos departamentos de nossas universidades que pode ser aplicado em propostas de crescimento e preservação”, analisa.

Tundisi defende a criação de parques e áreas de preservação mais extensas. “Vejo que a cidade precisa ter um sistema de planejamento de mais longo prazo que permitisse melhorar cada vez mais as condições de saúde e meio ambiente. Aqui temos água de boa qualidade, e outros fatores naturais que devemos manter objetivando proteger principalmente os mananciais. A grande verdade é que São Carlos é uma cidade que atrai muitos profissionais de diversos locais do país, o que permite uma intensa troca de experiências que pode e deve ser aproveitada junto a preservação da natureza”, finaliza.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
NICA
NICA
11 anos atrás

São Carlos vai patinar mais uma vez. Nunca a cidade acertou sobre ciência e tecnologia, e mais uma vez o novo prefeito frusta esta importante secretaria, é simples entender basta conhecer o conceito simples do que a pasta significa:

De acordo com a UNESCO, “a ciência é o conjunto de conhecimentos organizados sobre os mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, obtidos através do estudo objetivo dos fenômenos empíricos”; enquanto “a tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos diretamente aplicáveis à produção ou melhoria de bens ou serviços” (Reis, Dálcio Roberto, “Ciência e Tecnologia” in http://www.xadrezeduca.com.br/site/h4/).

O conceito abrange toda a ciência e não apenas ambiental como é a proposta do novo secretário. Pois é mais uma frustração, ainda abrange a produção e não apenas parques públicos.

camaro amarelo
camaro amarelo
11 anos atrás

e o camaro amarelo???

mané
mané
11 anos atrás

Eu tambem não entendi muito bem, afinal esse cara é secretário do meio ambiente ou da ciencia e tecnologia, acho que patinamos nos ultimos 12 anos com pessoas que não entendiam nada da coisa e pelo jeito vamos continuar patinando. Pobre são carlos.

Vilma
Vilma
11 anos atrás

A PF prendeu dois carros de luxo, ele traz carros importados sem pagar impostos, uma pessoa dessa assumir uma pasta tão importante, já começou ruim…

Futuro incerto
Futuro incerto
11 anos atrás

Que pena!!! É necessário colocar atenção em como as pessoas têm feito uso do dinheiro público. Ser famoso e reconhecido internacionalmente nem sempre foi desta forma. É necessário mt cuidado e respeito com o uso do dinheiro público. Assim vai ficar difícil Dr. Paulo.

MICHEL
MICHEL
11 anos atrás

O SR. PAULO ALTOMANI DEVE SE PREPARAR, OS PETRALIAS DESILUDIDOS QUE PERDERAM A BOQUINHA APOS MAMAREM 12 ANOS VÃO PEGAR NO PE SEM PARAR.

augusto Martins
augusto Martins
11 anos atrás

Pena que um moleque irresponsável venha destruir a imagem de uma pessoa que trabalhou a vida toda e dedicou a vida, juntamente com a esposa, aos estudos e pesquisas sendo um dos cientistas mais respeitado do mundo. Acorda Eduardinho, vai cuidar da sua vida e preserve o nome do seu pai.

Desiludido
Desiludido
11 anos atrás

Decepção já na escolha do secretariado.

O cara de ciência e tecnologia, é um bom teórico, escreveu 300 livros da área dele, isso não qualifica uma pessoa para secretário de ciência e tecnologia, o cara só fala em água, meio ambiente e parques na cidade….além disso já ocupou esta pasta no passado, não fez nada de relevante que pudesse ser notório a ponto de ocupar a pasta novamente. A volta do clã do ex-prefeito mais enrolado da história de São Carlos, por tabela o cara volta a política já declarado ser candidato em 2014, o cargo da esposa vai ajudar, cuidar do povão..nada melhor para conseguir votos. O cara para o SAAE passou a vida vendendo ferro e aço para grades, portões e construção, nadica de água e esgoto, o cargo exige experiência e competência no assunto. Da saúde, o cara esta na saúde, faz parte da atual administração e diretor clinico, ou seja, se esta na diretoria é cúmplice deste caos da saúde de São Carlos, nunca se viu falar que este cara desse a cara a bater, ficou quietinho e claro passou as informações ao prefeito eleito, com objetivo de entrar depois, se comprovado é um fato lamentável. Educação o cara é um escritor e engenheiro mecânico, não se conhece a experiência dele em educação, alem disso o prefeito eleito declarou que este cargo seria por votação dos professores. Da fazenda um ex bancário e advogado que não exerce, qual a experiência desta pessoa para a Fazenda?
Bem… é isso…..mais uma grande decepção….tomara que não tenhamos mais e mais decepções.

Murilo
Murilo
11 anos atrás

Esse não é aquele cara do carro apreendido pela PF.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x