25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Vamos discutir sobre eleições?

Vamos discutir sobre eleições?

Maria Rita tem 13 anos e estuda no Colégio Interativo

01/10/2020 06h50 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Vamos discutir sobre eleições? Foto: Arquivo Pessoal

As eleições estão se aproximando e com elas, muitas dúvidas vêm à tona:- Como pesquisar informações sobre idoneidade dos políticos? Desde quando é importante aprender sobre educação política? Em quais notícias acreditar? Por que ainda é obrigatório votar no Brasil? Para te ajudar, falarei, hoje, sobre essas questões.

Em primeiro lugar, eu não estou aqui para te fazer mudar de opinião, mas é importante saber o que cada lado defende, para poder votar com maior exatidão e cautela, pois, ao contrário do que dizem, política se discute SIM!

Antes de votar, seja qual for o seu partido, é importante pesquisar o que ele promete, e ver se suas promessas são coerentes com o que o município precisa, e, caso ele já tenha sido eleito, procurar saber se cumpriu suas propostas de candidatura. Ao tentar procurar tais informações sobre o proponente, é de extrema importância tomar cuidado com as fake news, porque elas realmente nos enganam. Deixo algumas dicas para evitar que você caia nelas. Para começar, pesquise sobre o assunto e veja se outros canais de notícias falam a mesma coisa, caso eles não divulguem as mesmas informações, desconfie. Não se esqueça de ler toda a matéria e prestar atenção na data, porque pode acontecer de ser uma informação antiga.

Segundo ponto, é muito importante estudar educação política logo nos primeiros anos do ensino fundamental, nas escolas, simulando eleições na sala, debatendo, realizando atividades de forma democrática, para que as crianças já aprendam a escolher bons candidatos desde cedo.

Outra questão muito relevante, é que o voto no Brasil é obrigatório, por que em tese, isso faz aumentar o índice de pessoas votando e assim termos um resultado realmente verdadeiro; Contudo, já que é possível votar nulo.Quando grande quantidade de pessoas votam desse modo, não temos como saber o que elas consideram como melhor para a cidade.

Espero que essa reflexão possa ajudá-los de alguma forma. Não se esqueçam dessas dicas, votem com cautela.

Biografia:

Meu nome é Maria Rita, tenho 13 anos e estudo no Colégio Interativo. O meu sonho é ser jornalista quando eu crescer e estou me dedicando cada vez mais para que isso aconteça.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x