19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Vereador Malabim garante o fim da fila para exames de eletrocardiograma

Vereador Malabim garante o fim da fila para exames de eletrocardiograma

22/03/2019 12h05 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Vereador Malabim garante o fim da fila para exames de eletrocardiograma

O vereador Malabim, em companhia do secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, realizou na manhã desta última quinta-feira, 21, as entregas de sete aparelhos eletrocardiogramas para unidades de saúde da cidade. Conforme relatou o parlamentar, o posto de saúde Dr. Luís Maia, no Parque Delta, e as UBS (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Santa Felícia, Vila São José, Maria Stella Fagá, Cidade Aracy, Botafogo e a do Distrito de Água Vermelha receberam os equipamentos.
Logo no início de seu mandato, Malabim, ciente das dificuldades financeiras vivenciadas pela saúde pública do município, destinou R$ 40 mil de emenda parlamentar para a aquisição dos aparelhos.
ELETROCARDIOGRAMA (ECG) – O exame verifica a existência de problemas com a atividade elétrica do coração. É um procedimento rápido, simples e indolor, no qual os impulsos elétricos do órgão são amplificados e registrados em um pedaço de papel. Através do exame, o médico cardiologista obterá dados importantes, os quais serão utilizados para diagnosticar, orientar e medicar os pacientes.
PROBLEMAS QUE PODEM SER DIAGNOSTICADOS ATRAVÉS DO EXAME DE ELETROCARDIOGRAMA:
•Irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia) seja por um coração acelerado (taquicardia), devagar (bradicardia) ou fora do ritmo;
• Defeitos cardíacos;
• Problemas com válvulas do coração;
•Artérias bloqueadas ou estreitas no coração (doença arterial coronariana);
• Infarto em situações de emergência;
• Infarto anterior;
• Inflamação da membrana que envolve o coração (pericardite);
• Hipertrofia das câmeras cardíacas (átrios e ventrículos);
• Doenças genéticas;
• Doenças transmissíveis (Doença de Chagas);
• Doenças que isolam o coração (derrame pericárdico ou pneumotórax);
Segundo Malabim, o tempo de espera para realização do exame era um fator crítico para a população. Os munícipes que passavam pelos Postos de Saúde e UBSs tinham que ser encaminhados ao CEME (Centro Municipal de Especialidades) para a realização do eletrocardiograma, acarretando um aumento nos custos de transporte e desperdício de tempo dos pacientes. Além disso, a falta de outros equipamentos para realizar o ECG gerava longas filas de espera para sua realização.
“Agora com a disponibilização destes novos aparelhos, os munícipes poderão ser atendidos nas próprias unidades de saúde, ganhando além da comodidade, maior rapidez na realização dos exames”, argumentou o vereador.
Malabim ainda destacou que está buscando mais recursos para serem investidos na Saúde Pública de São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x