20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Vereadores aprovam a criação de Plano Diretor de Turismo de São Carlos

Vereadores aprovam a criação de Plano Diretor de Turismo de São Carlos

12/02/2020 00h06 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Vereadores aprovam a criação de Plano Diretor de Turismo de São Carlos Foto: Divulgação

O destaque da pauta na sessão da Câmara de ontem (11) foi o Projeto de Lei (PL) que instituiu o Plano Diretor de Turismo (PDTur) de São Carlos (SP), de autoria da Prefeitura. O PDTur tem como objetivo o planejamento de orientação ao desenvolvimento econômico, político, social e cultural sustentado do turismo no município, visando à melhoria das condições de vida de sua população, com inclusão social e respeito ao meio ambiente. “Há muita coisa por fazer e o Plano irá estabelecer os caminhos futuros para que não haja descontinuidade”, frisou o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, a reportagem do Jornal Primeira Página.
De acordo com o PL, o Plano de Ações será desenvolvido com projeção de implantação para o período de cinco anos para atender o planejamento, diretrizes, estratégias e objetivos aos eixos apontados no prognóstico realizado pela equipe técnica. “O turismo é fundamental para tornar a cidade atrativa, mas as pessoas precisam estar contempladas e conhecer as ações que iremos implementar”, explicou Bragatto.
Além disso, o PL prevê que quaisquer atividades turísticas, que venham a se instalar no Município, independente da origem da solicitação, ficarão sujeitas ao disposto neste PDTur. O órgão responsável pela regularização da atividade poderá estabelecer de acordo com critérios determinados pelas legislações Federal e Estadual, e o Ministério do Turismo, em suas atribuições, as atividades que poderão ser consideradas turísticas e quais deverão ser regulamentadas, respeitados os princípios constitucionais, os quais estarão submetidas o que está determinado neste PDTur.
O Projeto de Lei prevê também que os recursos para a viabilização do PDTur poderão ser utilizados do Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR; de Taxas e tarifas que venham a ser criadas, com a aprovação do Poder Legislativo Municipal; de Recursos arrecadados oriundos do exercício do poder de polícia, bem como, oriundos de processos judiciais; de Recursos provenientes de subvenções, convênios e produtos de aplicações de créditos, celebrados com os organismos nacionais ou internacionais; ou de outros instrumentos financeiros instituídos por Lei Municipal.
Além desse projeto outros dois textos retornam ao Plenário, um de autoria do vereador Daniel Lima que institui o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social do Município de São Carlos e o outro da Prefeitura Municipal que cria o Museu de Esportes de São Carlos.
Na pauta do dia também constam projetos encaminhados pela Prefeitura que solicitam autorização ao Poder Executivo para abrir crédito adicional especial e suplementar em várias secretarias municipais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x