24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Zé Bento: “12 candidatos é torneio de vaidades”

Zé Bento: “12 candidatos é torneio de vaidades”

Segundo o ex-prefeito, a Câmara Municipal também é ruim e o povo precisa de muita responsabilidade na hora de escolher

22/09/2020 13h12 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Zé Bento: “12 candidatos é torneio de vaidades” Foto: Marco Rogério

José Bento Carlos do Amaral tem 89 anos. É o político mais antigo de São Carlos e único remanescente de uma geração de ouro que reunia Antonio Massei, Mário Maffei, Francisco Xavier do Amaral Filho, Antonio Cabeça Filho, Vicente Botta e Ernesto Pereira Lopes. Do alto de sua experiência, pois nasceu em 21 de março de 1931, ele não vê com bons olhos a presença de 12 nomes para concorrer à Prefeitura de São Carlos nas eleições de 2020. Para o ex-prefeito de São Carlos e também ex-vereador, a corrida eleitoral deste ano está mais para uma espécie de “torneio de vaidades” ou “disputa de egos”.

Zé Bento foi eleito em 1968. Tomou posse em janeiro de 1969 e ficou até abril de 1970, quando houve uma intervenção do Governo Militar em São Carlos e ele foi substituído pelo interventor Antonio Teixeira Viana. Zé Bento foi retirado do poder por perseguição política.

Sobre o número de concorrentes recorde, o experiente político não esconde o seu inconformismo e sua reprovação.“Isso é muito grave. Temos 12 candidatos a prefeitos. É muita vaidade. A vaidade de alguns candidatos os leva a imaginar que vão ter uma votação fantástica. Porém, teremos candidatos a prefeito que não atingirás 2.000 votos. Se fosse hoje a eleição, eu votaria no Airton Garcia por conhecê-lo e também por conhecer o plano de governo dele. Mas isso não quer dizer que em 15 de novembro vou votar nele. Vou tentar conhecer os projetos dos demais candidatos. Hoje, governar São Carlos não tarefa para qualquer um. Os problemas são graves e demandam grande capacidade administrativa. E de nada adianta o sujeito ser engenheiro, ser Doutor, isso ou aquilo, se nunca administrou nada”.

Segundo Zé Bento, muitos estão transformando as eleições de prefeito como “treineiros” para a eleição de deputado estadual e deputado federal em 2022 ou até para vereador em 2024. É muita vaidade, vontade de aparecer na telinha da televisão”.

O ex-prefeito afirma que a atual Câmara Municipal é “fraca” e também condena a existência de quase 500 candidatos a uma das 21 cadeiras do Legislativo.  “Eu acredito que com quase 500 candidatos a vereadores é um exagero muito grande. Pedimos a Deus que tenhamos uma disputa séria e honesta, sem ataques pessoas. É necessário que todos tenham um projeto de cidade. Hoje em são Carlos falta água. Teria que fazer como eu e o Massei fizemos há cinquenta anos, de buscar água a muitos quilômetros daqui. O transporte coletivo precisa melhorar. Temos também este problema agora do apito do trem. Quem regula a questão do trem é o Governo Federal. O prefeito e os vereadores podem fazer um trabalho junto aos deputados federais. E cadê o deputado de São Carlos. Hoje não temos nenhum, mas chegamos a ter cinco deputados na cidade. A saúde também não está boa e precisa ser melhorada. Temos ainda a educação, que também precisa ser aperfeiçoada”.

Ele não poupa os atuais vereadores de críticas. “Outra questão é a Câmara Municipal. Precisamos eleger gente séria, honesta, como havia no passado Não podemos ter gente que se vende, vereador que vai num dia na tributa e ataca duramente o prefeito e no outro dia está pedindo para o prefeito alguma coisa, se vendendo de forma vergonhosa. Antes não havia salário para vereador, não havia gabinete individual e muito menos sessão diurna. As sessões eram à noite e o debate era produtivo, embora duro. Mas éramos todos amigos e buscávamos, no final das contas o melhor para a cidade.  Além disso a cidade tem que conhecer também o vice, pois ele pode assumir a Prefeitura, pois ninguém é eterno”.

Segundo Zé Bento, o prefeito não tem que ficar na cidade, mas sim junto às secretarias e ministérios em São Paulo e Brasília. “Existe muito dinheiro que está libertado, mas ninguém vai buscar. Durante um ano e meio ou dois anos o Ariton só pagou dívidas. Hoje a Prefeitura está com as finanças arrumadinhas. Deve, mas deve só para bancos com dívida de longo prazo.

Ele fala que no trânsito não bastam fazer semáforos, mas sim novos trechos, novas ligações viárias. O Airton conhece administração, conhece a cidade. Poderíamos ter também na disputa o empresário Italinho Cardinali., que fez da imobiliária deles uma das maiores da região e seria um excelente candidato”.

“Outra questão é a Câmara Municipal. Precisamos eleger gente séria, honesta, como havia no passado Não podemos ter gente que se vende, vereador que vai num dia na tributa e ataca duramente o prefeito e no outro dia está pedindo para o prefeito alguma coisa, se vendendo de forma vergonhosa. Antes não havia salário para vereador, não havia gabinete individual e muito menos sessão diurna. As sessões eram à noite e o debate era produtivo, embora duro. Mas éramos todos amigos e buscávamos, no final das contas o melhor para a cidade.  Além disso a cidade tem que conhecer também o vice, pois ele pode assumir a Prefeitura, pois ninguém é eterno”.

GOVERNOS PETISTAS – Para Zé Bento, os 12 anos de governos petistas em São Carlos foram produtivos, com obras e recursos para o município. Ele, porém, critica Newton Lima e Oswaldo Barba, por não terem sido mais agressivos nas reivindicações. “Eles tinham o presidente da República. Poderiam ter conquistado muito mais. Era um governo muito político, fechado entre os membros do partido, muita ligação com as universidades”.

ALTOMANI – Para Zé Bento, o ex-prefeito Paulo Altomani cometeu o pecado de escolher mal os seus secretários. Depois ele tentou governar sozinho, pois a equipe era fraca, mas não conseguiu fazer muita coisa. Ele ficou sem recursos, pois pagou muita dívida. Embora ele seja um homem trabalhador que acorda cedo e vai à luta, não tinha como fazer nada com as enormes dívidas que pagou”.

CONSELHO DE EX-PREFEITOS  – Zé Bento afirma que um Conselho de Ex-Prefeitos que pudesse aconselhar quem está no poderia seria muito importante para São Carlos. “Deveria haver este conselho para, de fato, ajudar a cidade e não apenas para tomar café”.

DESAFIOS – O que não faltarão para o próximo prefeito de São Carlos, na análise de Zé Bento, serão desafios. “O primeiro desafio é formar uma boa equipe de governo, com pessoas capacitadas e dispostas a trabalhar. Depois disso, teremos enormes desafios, como a água, o trânsito, a geração de empregos. Serão tarefas muito difíceis, que exigirão muita capacidade de quem for eleito em 15 de novembro”.

Sobre suas realizações, Zé Bento afirma que não deu tempo para fazer muita coisa. “Fiquei menos de dois anos no poder. Terminamos o Teatro Municipal e fizemos o SAAE. O SAAE tem que ser nosso, mas muito melhor administrado. O desperdício de água é enorme. Temos que refazer novas redes, pois a cidade cresce a cada dia”, ressalta.

Em Suas considerações finais, o ex-prefeito afirma que o momento é muito complicado e pede para que o povo de São Carlos escolha o melhor. “É preciso cuidado na hora de escolher o candidato a prefeito, também o candidato à vice e o candidato a vereador. Dependendo de seu voto teremos dias melhores ou não. Que Deus ilumine a todos e que escolhamos o melhor”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x