19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > São Carlos é destaque em reportagem especial da revista Veja

São Carlos é destaque em reportagem especial da revista Veja

31/10/2011 20h59 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos é destaque em reportagem especial da revista Veja

São Carlos mais uma vez foi destaque na grande imprensa nacional. Na edição publicada nesta semana, a revista Veja dedicou mais de 20 páginas a uma série especial de reportagens sobre as cidades brasileiras. Intitulada “O Grande Salto do Brasil Urbano”, o material traz os principais municípios do País que, apesar de não serem capitais, contam com uma população superior a 200 mil habitantes e se destacam em áreas fundamentais à promoção do desenvolvimento socioeconômico.

A reportagem da Veja pesquisou 106 cidades que abrigam 20% da população do País e produzem 28% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Diante deste minucioso diagnóstico, São Carlos foi destaque ao apostar na Educação como principal meio para alcançar o progresso. Mais que mencionar a ampla cadeia do conhecimento existente na cidade, o material exaltou o fato de São Carlos ter um doutor para cada 160 habitantes, gerando um ambiente propício à inovação. A reportagem também citou exemplos como o estudante de engenharia aeronáutica da USP, Renato Cosin – que terá neste ano sua primeira patente homologada – e o professor da USP Jarbas Castro, criador da Opto Eletrônica.

O texto ainda aborda a implantação do Parque Eco Tecnológico Damha, empreendimento em fase de instalação que está atraindo novas indústrias de base tecnológica para o município, além do estilo de vida moradia/esporte/lazer propiciado pelo Parque Eco Esportivo Damha, referenciado no texto como a “qualidade de vida no interior”.

“São Carlos se consolidou como a Capital Nacional da Tecnologia e muitos olhos estão se voltando para a cidade. Ao longo dos anos aprendemos a fazer o que há de melhor na produção do conhecimento: passamos a aplicar as pesquisas desenvolvidas nas universidades locais na própria cidade, seja através de políticas públicas ou através do empreendedorismo”, comenta o deputado federal Newton Lima (PT-SP).

Para o prefeito Oswaldo Barba, o destaque dado a São Carlos pela grande imprensa mostra que as políticas adotadas pelo município, a aplicação do conhecimento na vida cotidiana e o empreendedorismo têm feito da cidade um modelo para todo o País. “Palavras como tecnologia e conhecimento estão se tornando sinônimo de São Carlos. Vamos continuar investindo em Educação e estimulando cada vez mais a formação de mão de obra qualificada, para que a cidade continue trilhando esse notável desenvolvimento”, finaliza Barba.  

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x