26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 04/10/2012

Torpedos – 04/10/2012

04/10/2012 12h14 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 04/10/2012

Dito e feito

Como a coluna havia adiantado, Maurício Ortega (PSDB) fez o papel de cozinheiro. Ele temperou para Lucão Fernandes (PMDB) se saborear. Será o peemedebista quem assumirá a vaga do vereador Normando Lima, que foi cassado.

 

Trocando em miúdos

Para que o leitor entenda vamos explicar o que ocorreu. Nas eleições de 2008, Normando Lima se elegeu vereador pelo PSDB. Em 2011 ele mudou de partido, o que caracterizou infidelidade partidária. Em seu lugar deveria assumir o primeiro suplente do PSDB definido nas eleições de 2008.

 

Trocando em miúdos 2

Ocorre que este primeiro suplente – Lucão Fernandes – a exemplo de Normando, também deixou o PSDB e filiou-se ao PMDB, partido pelo qual concorre a uma das 21 cadeiras da Câmara Municipal. Então, Maurício Ortega, o segundo suplente em 2008 e que ficou no PSDB, entrou com a ação para cassar o mandato de Normando.

 

Paradoxo

O que é paradoxal é que se Normando perdeu o mandato por infidelidade partidária, o que fez Lucão Fernandes ao deixar ao PSDB foi diferente? Como diria aquele personagem de humor: – Não precisa explicar, eu só queria entender…

 

Decisão por pênaltis

A corrida eleitoral poderá ser decidida hoje. O debate da EPTV tem ares de “final de campeonato”. Deverão ser distribuídas farpas de todos os lados no verdadeiro tiroteio verbal.

 

Metralhadoras giratórias

Os quatro candidatos devem se confrontar com metralhadoras giratórias, atirando para todos os lados.

 

Tempo

O grande problema é que o tempo – menos de 1h – não deve permitir muitos confrontos. Este debate da EPTV costuma ser engessado.

 

Corujão

Além disso vai começar às 23h, horário em que muita gente já foi dormir. Afinal, na sexta-feira todo mundo tem que trabalhar. Os fanáticos em política, os assessores dos candidatos e os militantes é que devem passar a sexta-feira de olhos vermelhos e com muito sono.

 

Se ocorrer…

Isso se o debate da EPTV não for cancelado pela Justiça Eleitoral. Em São Paulo nem mesmo a poderosa Globo resistiu às pressões. Se a mãe não suportou, será que a filha resiste até o final?

 

Estresse

A verdade é que de todos os lados estão seres humanos que estão cansados, muito cansados com o processo eleitoral. Todo mundo torce para às 17h30 de domingo chegar logo para que saibamos quem será o novo prefeito.

 

Bem bolados

Quem anda fazendo materiais de campanha bem bolados e com grande criatividade é o presidente do PPS e candidato a vereador Azuaite Martins de França (PPS). Vereador por vários mandatos, Zuzu, como é mais conhecido pelos amigos, faz falta no Legislativo atual.

 

Quadrinhos

O último material lançado por Azuaite é uma estória em quadrinhos falando da eleição, das promessas e da sua campanha eleitoral. Sem dúvidas, tem uma linguagem didática e que agrada as crianças e também aos pais.

 

Mapas 1

Uma série de mapas históricos estão sendo preservados. Mantidos na Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o acervo de mapas que retratam períodos históricos importantes da cidade e da região passa por um processo de restauração.

 

Mapas 2

Além da preservação, o objetivo é ampliar o acesso a estudantes e pesquisadores. O projeto, que já recuperou 300 documentos, custou cerca de R$ 70 mil para a universidade.

 

Mapas 3

No local, há documentos que têm quase 130 anos. O mais antigo deles é de 1883, que mostra o percurso da antiga estrada de ferro que passava pelos municípios de Rio Claro, Araras e Descalvado, todos no interior de São Paulo.

 

Mapas 4

Um dos maiores documentos do acervo tem quase três metros e meio e ilustra o que era a Fazenda Itaquerê, em Nova Europa (SP). Ao todo, o local mantém 400 mapas originais, que estavam mal conservados.

 

Forma errada

Guardados nos porões da universidade de forma errada, muitos estavam dobrados e amassados. Alguns nem davam para abrir devido ao risco de rasgar. Com o trabalho de preservação, mais de 300 mapas originais foram recuperados e agora estão guardados em arquivos especiais.

 

300 documentos

Dentro de estantes móveis, os mapas também foram protegidos por um material de poliéster, um tipo de plástico que ajuda na conservação. De acordo com o coordenador, cerca de 300 documentos já foram restaurados. O projeto deve ser concluído

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x