19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos

Torpedos

Confira a coluna política mais polêmica de São Carlos (SP) e região

22/09/2020 06h16 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Torpedos

Será?

Todos aguardam uma postura mais contundente dos vereadores, na sessão de hoje, a respeito das contas abusivas do SAAE. Até agora, ninguém veio a público garantir que, após o dia 16 de novembro, as cobranças serão, de fato, retiradas.

E o prefeito?

Airton Garcia também permaneceu em silêncio no final de semana. Aliás, as redes sociais do prefeito não são atualizadas desde o dia 12 de setembro. Caso Airton seja reeleito e as cobranças abusivas voltarem, certamente o prefeito será acusado de “estelionato eleitoral”, com apoio dos vereadores ainda por cima.

Mais uma

Outra pauta na sessão de hoje é a votação das contas rejeitadas do ano de 2016 do ex-prefeito municipal Paulo Altomani pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Plim-plim 1

Em comunicado oficial, a Rede Globo disse que apenas realizará debates em cidades onde os partidos cheguem a um acordo para que apenas os quatro candidatos mais bem posicionados na pesquisa (Ibope ou Datafolha) participem do certame.

Plim-plim 2

Além disso, a emissora anunciou que não realizará as tradicionais entrevistas em estúdio com os candidatos. A justificativa, para ambas as decisões, é a pandemia do novo coronavírus.

Por aqui

A emissora ressaltou que o comunicado serve como orientação para suas afiliadas, como a EPTV. Ou seja, tudo indica que não teremos as entrevistas nem o tradicional debate, visto que dificilmente os 12 candidatos concordarão em apenas quatro deles aparecerem na telinha.

Pensando alto

Se os políticos de São Carlos fossem capazes de construir um acordo desse tipo, que envolve um amplo consenso, a cidade não teria 12 candidatos a prefeito e, certamente, teria representantes na Assembleia e na Câmara dos Deputados.

Fake

Em grupos de Whatsapp, estão circulando supostas pesquisas eleitorais. Lembrando sempre que a divulgação de números só pode ocorrer se a pesquisa for registrada no Tribunal Superior Eleitoral.

Lembrando

Divulgar Pesquisas Eleitorais sem prévio registro pode gerar multa de até R$ 106 mil. Além da multa, há também a possibilidade de responsabilização criminal com detenção de seis meses a um ano.

Amplitude

De acordo com as atas registradas no TSE, São Carlos terá 480 candidatos a vereador na eleição de 2020. Não era à toa a impressão de que “todo mundo” é candidato. Haja santinho!

Risco 1

Dos 644 municípios paulistas fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), exceto a Capital, um percentual de 95% das administrações – um total de 618 –, se encontram em situação de comprometimento das gestões fiscal e orçamentária.

Risco 2

No levantamento, São Carlos está enquadrado no quadrante laranja, apresentando pequena quantidade de alertas, porém de vários tipos diferentes. Até agora, o município já recebeu oito alertas.

Risco 3

Os dados integram levantamento feito pela Corte de Contas paulista como parte do previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/00) e são relativos ao 3º bimestre do exercício de 2020, abrangendo os meses de maio e junho.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x