5 de Dezembro de 2020

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos

Torpedos

Confira a coluna política mais polêmica de São Carlos (SP) e região

22 de Outubro de 2020 às 06:18 Publicado por: Redação
Torpedos

Quem é?

A coluna foi questionada a respeito de quem seria o marqueteiro, que comprou uma empresa de um dos candidatos a prefeito por cerca de R$ 2 milhões. Sugerimos que é melhor buscar essas informações na Polícia Federal, que está bem por dentro da história.

Treta 1

O Plano de Mobilidade Urbano de São Carlos, que será feito pela FGV, gerou discussões até entre amigos no Facebook. O professor da USP, Carlos Martins, comentou em uma postagem do Secretário João Muller, lamentando a ausência da USP e UFSCar do processo.

Treta 2

Na mesma postagem, apareceu Julinho da PROHAB exaltando a contratação da FGV e chamando os críticos da contratação de “oposição desesperada”. Carlos Martins retrucou, lembrando a Julinho que eles não estavam em uma arquibancada da TUSCA. Vish!

Projeto

A pergunta que não quer calar é se o projeto apresentado pela FGV será o mesmo, ou quase o mesmo, que aquele, feito por Julinho da PROHAB, a pedido do então secretário Marcos Toledo, mas que precisou ser engavetado por 50 mil motivos. Ficamos no aguardo…

Desintegração

A chapa de vereadores do PSD já perdeu quatro candidatos, até o momento. Alemão do Delta, Rodrigão e Doutor Alvarez renunciaram às suas candidaturas, enquanto outro candidato teve o pedido indeferido, ainda pendente de recurso.

Deferidos

Por falar nisso, cinco candidatos a prefeito já tiveram suas candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral. São eles: Antonio Sasso (Podemos), Deonir Tofollo (Solidariedade), Leandro Guerreiro (Patriota), Mestre Taroba (Avante) e Ronaldo Mota (PSOL).

Julgamento 1

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) aprovou, com ressalvas, o Balanço Geral do Exercício 2016 do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos. Não foram poucas as ressalvas. Apenas na parte orçamentária, foi apontado Déficit orçamentário não amparado pelo resultado financeiro do exercício anterior; Falhas no planejamento orçamentário, consistente em prática recorrente de superestimar a receita da Autarquia; Expressivo aumento no déficit financeiro em relação ao exercício anterior (30,56%).

Julgamento 2

No Quadro de Pessoal, foram apontadas falhas na prestação de informações ao Sistema Audesp – Fase III; Pagamento de horas extras acima do determinado no artigo 59 da CLT; Pagamento de “Salário Esposa” em desrespeito aos Princípios da Igualdade, Moralidade e Razoabilidade, revelando-se inconstitucional.

Justificativa

Em relação ao salário-esposa, o SAAE declarou que os pagamentos foram legais e que em 2017 houve decisão judicial que encerrou tal pagamento, o que de fato ocorreu em novembro de 2017. Desta forma, seria aceitável a justificativa.

Prazo 1

Começou ontem o prazo para que candidatos e partidos políticos enviem à Justiça Eleitoral a prestação de contas parcial referente às Eleições Municipais 2020. Todos os candidatos, independentemente de estarem com o registro deferido ou não, deverão encaminhar a prestação de contas parcial até este domingo (25), por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

Prazo 2

Devem constar da prestação de contas parcial toda a movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida do início da campanha até o dia 20 de outubro, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.627/2020, que instituiu o novo calendário das Eleições 2020, em razão da pandemia de Covid-19.

Prazo 3

De acordo com o artigo 47, parágrafo 6º, da Resolução TSE nº 23.607/2019, a não apresentação da prestação de contas parcial ou a sua entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos caracteriza infração grave, salvo justificativa acolhida pela Justiça Eleitoral, que será apreciada no julgamento da prestação de contas final.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x