17 de Novembro de 2020

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos

Torpedos

Confira a coluna política mais polêmica de São Carlos (SP) e região

4 horas atrás Publicado por: Redação
Torpedos

Expectativa

Após horas de apreensão com a apuração, tendo em vista os problemas na rede do TSE, São Carlos conheceu os políticos que a governarão nos próximos quatro anos. O prefeito Airton Garcia foi reeleito, com quase 50% de votos válidos. Para quem esperava uma onda na reta final, o que se viu, foi um verdadeiro tsunami.

Só assim

Só com atraso na apuração para que o brasileiro sinta como se estivesse nos EUA. Risos.

Chamou atenção

Em São Carlos, contando os votos nulos, brancos e as abstenções; 40,75% dos eleitores não votaram em nenhum dos candidatos a prefeito. é um número preocupante, que corrobora o imenso desinteresse que o eleitor teve na eleição deste ano.

Fato

A pesquisa Statsol/Jornal Primeira Página, praticamente, cravou o resultado das eleições municipais. Em votos válidos, a variação dos percentuais dos candidatos a prefeito aconteceu na margem de erro de 5% da pesquisa (ou próximo a isso). Mesmo com várias críticas, é inegável que foi a pesquisa registrada que mais se aproximou do registrado nas urnas.

Força

O candidato a prefeito pelo PT, Erick Silva, saiu bastante fortalecido dessa eleição. Ao ficar em terceiro lugar e obter mais de 8 mil votos, Erick pode estar começando a traçar o caminho de “refortalecimento” do PT no município. Lembrando que o prefeiturável preside a legenda em São Carlos.

Falando nisso

A esquerda mostrou força na eleição de São Carlos. Vários analistas políticos se surpreenderam com a votação de Djalma Nery (PSOL), que foi o vereador mais votado do pleito municipal.

Fragmentação

As novas regras para a disputa de vagas no Legislativo (fim de coligações proporcionais e possibilidade dos partidos disputarem cadeiras mesmo sem o quociente eleitoral) fizeram com que a Câmara de São Carlos tenha uma fragmentação gigantesca: 14 partidos elegeram ao menos um representante na cidade.

Positivo

É importante notar que na composição eleita no domingo, a Câmara de São Carlos contará com três mulheres: Cidinha do Oncológico (PP); Professora Neusa (Cidadania) e Raquel Auxiliadora (PT). Lembrando que, em toda a história da Câmara, apenas 9 mulheres já ocuparam o cargo de vereadora, número que aumenta para 11 em 2021.

Foco

As atenções agora estarão voltadas para quem será o novo Presidente da Câmara Municipal, a partir de janeiro de 2021. As articulações já estão acontecendo nos bastidores, de acordo com informações. A conferir…

Volta?

Em coletiva na manhã de ontem, o prefeito reeleito, Airton Garcia, rasgou elogios ao seu ex-secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, que foi derrotado na disputa pela Prefeitura de Araraquara. Seria um indício de que o secretário pode voltar?

Deu ruim

Ao contrário de 2018, as redes sociais perderam força nesta eleição. As estruturas tradicionais, com partidos fortes, campanhas com recursos, entre outras pesou mais para a vitória de candidatos, enquanto os candidatos da rede social amargaram baixas votações.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x