26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos

Torpedos

Confira a coluna política mais polêmica de São Carlos (SP) e região

29/11/2020 05h55 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Torpedos

Agora vai?

O Governo do Estado prometeu liberar R$ 11 milhões para obras contra enchentes em São Carlos. Desde janeiro, quando houve os primeiros alagamentos, a cidade buscou ajuda nos governos estadual e federal e, até agora, não veio um centavo. Esperamos que, dessa vez, os recursos não fiquem só na promessa.

Falando nisso

Dessa vez, a Ministra Damares resolveu nem aparecer ou gravar vídeo sobre as enchentes. Pelo jeito, ela se esqueceu da cidade e suas promessas em nada evoluíram até hoje.

Sumiu

E o Secretário de Obras Inoperante sumiu de vez nesse dia de enchente. Sobrou toda a responsabilidade para o Secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo. Que fase…

Transição

O Diário Oficial publicou a portaria criando a comissão de transição para o próximo mandato. Ela será formada por secretários, servidores de carreira e vereadores.

Desnecessário

Na quinta-feira, dia do alagamento, o prefeito Airton Garcia divulgou um vídeo nas redes sociais, feito às pressas, na casa do prefeito, de uma forma amadora. Uma exposição desnecessária para o mandatário da cidade, em um momento tão difícil.

Já acabou

A campanha eleitoral terminou há 15 dias. O Airton não é mais candidato à reeleição, mas sim prefeito reeleito. Sendo assim, a comunicação deve ser institucional, como ocorre nos governos. É hora da borboleta voar…

Bajulação

Chamou atenção durante a semana, uma entrevista concedida pelo marqueteiro Moisés Rocha a uma Rádio local. Na ocasião, os dois jornalistas que conduziram a entrevista, promoveram uma rasgação de seda, por 54 minutos. A coluna só conseguiu ouvir por obrigação. Até comparação com o Moisés da Bíblia rolou.

Mudança

Nesta segunda-feira existe a previsão de uma nova classificação do Plano São Paulo pelo Governo do Estado. Vamos acompanhar para ver se a cidade progride para a fase verde, permanece na amarela ou regride para a fase laranja. Tudo é possível.

Leitos

Aliás, nos últimos dias, tem persistido uma certa dúvida a respeito da quantidade de leitos de UTI disponíveis na cidade, para tratamento da Covid-19. Muitas pessoas se confundem com os números, envolvendo enfermaria, UTI, pacientes suspeitos e confirmados.

Estado

Dos 56 hospitais de campanha implantados no Estado, 35 permanecem ativos. Os dados constam em levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado.

Recursos

As contratações para edificar hospitais de campanha somaram o montante de R$ 412.895.697,98. Os ajustes, firmados com dispensa de licitação em decorrência do estado de calamidade pública, têm amparo da Lei Federal nº 13.979, editada em 6 fevereiro de 2020, e que dispõe sobre medidas – da União, do Estado e dos municípios – de enfrentamento ao novo coronavírus.

Capacidade

Juntos, os 56 hospitais implantados abrigaram 368 leitos de UTIs, 1.427 leitos hospitalares de especialidades e outros 941 de observação. Em três casos, as edificações não possuem inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x