26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 05/04/2012

Torpedos – 05/04/2012

04/04/2012 16h55 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 05/04/2012

Largada

Os ataques feitos nesta semana pelo prefeito Oswaldo Barba ao governador Geraldo Alckmin mostram que está dada a largada para a corrida eleitoral. O prefeito mostrou o trailler do que vai ser o “filme do PT”. O tucano Alckmin será colocado como “vilão” nesta história.

 

Bope

Além da bancada do PT, que deve entrar com tudo na “temporada de caça aos tucanos”, Barba sempre conta com o vereador Equimarcílias de Souza Freire, do PMDB, e ex-tucano. Freire vai alvejar Paulo Altomani, Lobbe Neto e até Roberto Massafera.

 

Dois lados da moeda

A estratégia de criticar o governo estadual e os escassos recursos enviados para São Carlos pode dar resultado por um lado. Por outro, Alckmin é muito querido no município e sempre há o risco de o tiro sair pela culatra.

 

Contra-ataques

Isso sem falar nos inevitáveis contra-ataques que deverão surgir. E dá-lhe Agrishow, Cidade da Energia, Fábrica de Chips da Symetrix, Fábrica de Helicópteros do Mercadante e até o grande centro de distribuição do Grupo Pão de Açúcar, prometidos em prosa e verso pelo PT.

 

Reciclagem

Aliás, o vereador Marquinho Amaral inovou esta semana ao afirmar que o PT está inventando uma nova modalidade de reciclagem, que é a “recauchutagem” de velhas promessas. Elas, as promessas, viriam com nova roupagem para o eleitor não perceber…

 

Perguntar não ofende

Quando será que algum político da oposição será destaque em uma revista da região? Ou será que só os petistas são bonitinhos e têm o molelito certo para sair na capa? Perguntar não ofende…

 

Saindo do regime

A palestra do economista Márcio Pochmann, que ocorreu na última terça-feira às 19h, foi marcada por uma grande degustação de salgadinhos no hall do anfiteatro Bento Prado Júnior. O pessoal devorou os quitutes, deixando o regime de lado…

 

Embriaguez ao volante 1

No programa de rádio Conversa com o Governador desta semana, Geraldo Alckmin falou sobre a intensificação das operações Direção Segura para combater a embriaguez ao volante. Seis mil policiais militares atuarão em 240 pontos de todo o Estado a partir de ontem, com o apoio de 1132 bafômetros e quatro helicópteros. “Esse reforço não é só no feriado, mas será permanente. Beber e dirigir é um risco enorme não apenas para quem está no carro, mas para toda a população”, ressaltou o governador.

 

Embriaguez ao volante 2

Alckmin também destacou a entrega de 709 viaturas para a Polícia Civil. As novas viaturas serão distribuídas para as unidades da Polícia Civil da capital, da Grande São Paulo e para as regiões de São José dos Campos, Ribeirão Preto, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Presidente Prudente, Sorocaba e Piracicaba. “Estamos dando um reforço significativo ao trabalho de investigação e ao combate à criminalidade.”

 

Arquivo 1

Um acervo de aproximadamente 10 mil metros lineares de documentação permanente, disponível ao público, e outros 16 mil metros de documentação administrativa: essa é apenas uma das formas de descrever o Arquivo Público do Estado de São Paulo, que reúne preciosidades de mais de 400 anos de história em seus corredores.

 

Arquivo 2

São inventários, relatórios imperiais, fotografias, ilustrações, caricaturas, mapas, jornais e revistas. O documento mais antigo, de 1578, é o inventário de um sapateiro chamado Damião Simões.

 

Última hora

“Outro destaque é o conjunto de imagens de fotojornalismo do jornal Última Hora”, cita Carlos Bacellar, coordenador do Arquivo Público, referindo-se à publicação que circulou entre os anos de 1951 e 1971 e representou um marco na história do jornalismo brasileiro.

 

Consultas

No portal do Arquivo é possível fazer consultas online, conferir exposições virtuais e até ver filmes que fazem parte de uma série de quatro mil películas da antiga Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Produzidos nas décadas de 60 e 70 pelo Serviço de Cinematografia do Palácio dos Bandeirantes e filmados originalmente em 16 mm, esses filmes estão sendo telecinados pela Cinemateca Brasileira, que firmou um termo de cooperação técnica com o Arquivo Público do Estado de São Paulo.

 

Ação Educativa

Bacellar destaca ainda o Núcleo de Ação Educativa, que tem a missão de difundir os serviços e o acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, devolvendo o conhecimento ali produzido à sociedade. Dentre as atividades desenvolvidas pela equipe da Ação Educativa estão a organização de oficinas técnicas e pedagógicas, cursos e seminários.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x