25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 28/09/12

Torpedos – 28/09/12

27/09/2012 22h28 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 28/09/12

Pela televisão

 

Pelos lados da candidatura de Oswaldo Barba (PT), os caciques, como a presidente Dilma Rousseff, Lula e agora Marina Silva (ex-ministra do Meio Ambiente), ex-presidenciável e ex- PV, também aparecem pedindo votos para o candidato petista. Enquanto isso, a militância vai para a rua, sabendo que a final do campeonato se aproxima.

 

Tucanos

Nos meios oposicionistas o mais complicado é conter a euforia de alguns setores. Mas é bom colocar as barbas de molho Afinal, eleição só se ganha no dia. Quem comemora antes da hora sempre corre o risco de chorar a dor da derrota. Tem gente que parece que não aprende nunca…

 

Dono da bola

Airton Garcia não se dá por vencido. Segundo ele e não sem razão, caso a oposição ganhe as eleições em São Carlos em 7 de outubro, uma boa parte da vitória teria que ser creditada a ele, já que foi o maior e mais impiedoso e cruel opositor do PT desde o início dos tempo!

 

Saltitante

No Botequim do Veio tem muita gente alegre e saltitante com as notícias que vêm das ruas. Mas também tem gente congelando com o frio dos últimos dias. E dá-lhe feijoada, paella, picanha e etc. Assim, fica difícil emagrecer, hein Romualdo?

 

Exposição 1

Está em cartaz no Poupatempo Rio Claro, a exposição fotográfica “Do início da vida aos primeiros anos”. A mostra reúne nove painéis com retratos de cidadãos rio-clarenses, do período pré-natal aos primeiros anos de vida, em diversas situações.

 

Exposição 2

São mais de 36 fotos expostas, que visam conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação infantil, que envolve desde o aleitamento materno até a alimentação complementar.

 

Exposição 3

A exposição permanece em cartaz no Posto do Governo do Estado até 6 de outubro, durante todo o horário de atendimento.

 

Presos que votam

Mais de 200 presos provisórios e adolescentes internados estão aptos a votar na região de Araraquara neste ano. Segundo o levantamento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), 76 votam nas unidades penais da cidade (penitenciária e Centro de Ressocialização Feminina) e outros 44 na penitenciária de Itirapina.

 

Fundação Casa

Já entre as unidades da Fundação Casa, a de Rio Claro é a que tem o maior número de eleitores na região: 55. Em São Carlos há 26 menores aptos a votar e em Araraquara 38 participam da eleição. No total, entre Fundações Casa e unidades penais, a região terá seis seções especiais, como são chamadas as urnas instaladas nas cadeias.

 

Urnas

No dia da eleição, as urnas ficam em salas dentro da unidade penal ou da Fundação Casa, que apresentam as mesmas condições de uma seção fora do presídio, sendo assegurado o sigilo do voto. A segurança é garantida pelas secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária.

 

Mesários voluntários

Somente mesários voluntários trabalham nas seções instaladas em unidades penais e na Fundação Casa. Diversas entidades, como o Departamento Penitenciário, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a Secretaria de Assistência Social, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) e a Pastoral Carcerária auxiliaram o TRE, indicando nomes de voluntários, que também foram transferidos para essas mesmas seções.

 

TRE

Segundo a assessoria de imprensa do TRE, o número de eleitores aptos pode sofrer alteração porque, no período entre o cadastramento e o dia da eleição, alguns presos podem ter tido sentença condenatória transitada em julgado e, portanto, os direitos políticos são suspensos.

 

Justificativa

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os presos que não votarem precisarão justificar a ausência. Isso pode ser feito no mesmo dia, em presídios ou centros de internação em que haverá seção, ou após a libertação.

 

No Estado

O Estado de São Paulo tem 4.945 eleitores aptos nos presídios, o que inclui, além dos detentos, os mesários e funcionários das unidades. A capital tem 19 seções eleitorais especiais e o interior tem 70. Para as seções especiais neste ano, foram convocados 252 mesários no interior e 104 na capital.

 

No País

Levantamento realizado pelo G1 com base nos dados dos Tribunais Regionais Eleitorais aponta que 14.470 presos provisórios e adolescentes internados irão votar no país neste ano. O número é 28% inferior ao registrado em 2010, quando a eleição nos presídios foi padronizada pelo TSE nacionalmente e 20.099 detentos votaram.

 

Não paga água 1

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), que disputa a reeleição, comentou na noite de segunda-feira pela primeira vez, após ser questionada pela Folha, sobre a dívida de água, em sua própria casa, de R$ 3.300 com atraso de três meses. “Eu realmente esqueci de colocar no débito automático [o pagamento de água]. Em nenhum momento eu me sinto envergonhada. Estava devendo sim, os três meses.”

 

Não paga água 2

A prefeita não respondeu, porém, por que o fornecimento de água na sua casa não foi suspenso, já que a lei prevê o corte após 30 dias sem o pagamento, conforme revelou a Folha no último dia 15.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x