16 de Abril de 2021

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos

Torpedos

Confira a coluna política mais polêmica de São Carlos (SP) e região

04/03/2021 06h01 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Torpedos

Mistério

O site com a listagem dos vacinados contra a Covid-19 em São Carlos ficou fora do ar na tarde de ontem. O motivo da falha ainda é desconhecido. Lembrando que há 500 pessoas suspeitas de furarem a fila da vacinação, que estão sob investigação do Ministério Público.

Tecnologia 1

Aliás, os problemas técnicos envolvendo sites da Prefeitura não estão apenas na lista de vacinação, mas em vários serviços online oferecidos aos cidadãos e no Portal da Transparência. O Secretário de Planejamento e Gestão, Luis Panone, deveria dar uma atenção especial à essa questão.

Tecnologia 2

São Carlos é a Capital da Tecnologia e deveria ser uma cidade referência nesse quesito, com seus sistemas sendo modelo para outros governos. Porém, para isso, é preciso modernizar e investir na área de Tecnologia da Informação da Prefeitura. A população não pode ficar à mercê da (falta de) vontade dos servidores.

Risco

A Prefeitura Municipal, com a decisão de segurar a segunda dose de vacinação de 500 pessoas suspeitas de furarem a fila, pode ter problemas futuros na Justiça. Além disso, existe o risco de perder os prazos de eficácia e validade das vacinas.

Punição

Antes mesmo do parecer da CPI da Saúde, o Ministério Público já está tomando as devidas providências para a Secretaria de Saúde sanar todas as irregularidades, inclusive com a possibilidade de punição aos ordenadores dos serviços suspeitos de irregularidades.

Impasse

Funcionários da Saúde tentaram jogar a responsabilidade pela não comunicação de agressão a uma travesti para a Guarda Municipal, porém a viatura da instituição não estava na UPA do Aracy, no momento do atendimento. Infelizmente, o triste fato será apurado através de Sindicância para apurar eventuais erros de procedimento.

Dilema

Devido à restrição de circulação de pessoas após as 20 h, como será o funcionamento das igrejas após esse horário, uma vez que agora a atividade religiosa é essencial pelo Decreto Estadual? Não dá para entender esse plano do governo estadual…

Leitos

O Governo do Estado anunciou a ativação de 500 novos leitos para o combate à pandemia do coronavírus. Os novos leitos serão instalados unidades hospitalares da Grande São Paulo, Campinas, Araçatuba, Araraquara, Piracicaba, Marília, Presidente Prudente e Litoral Norte.

Além disso

Existe a dificuldade da contratação de novos profissionais da área de saúde e, com isso, a saturação no sistema pode piorar bastante, com a sobrecarga da equipe responsável pelo atendimento e tratamento dos doentes.

Colaboração

O Mês de Março promete ser bem crítico em relação à pandemia na cidade. Com os leitos de UTI e enfermaria quase no limite, há necessidade de uma maior conscientização e colaboração dos são-carlenses no cumprimento do distanciamento social, uso de máscaras e utilização de álcool gel.

Prazo 1

Os 644 municípios jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo devem informar, até sexta-feira (5/3), como estão empregando os recursos públicos para o combate ao novo coronavírus.

Prazo 2

Para não ficarem inadimplentes, os gestores municipais deverão prestar contas por meio do formulário ‘Gestão de Enfrentamento da COVID-19’, disponível no link https://sso.tce.sp.gov.br, que deve conter as informações relativas aos gastos até o dia 28 de fevereiro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x